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Como usar a meritocracia para o sucesso de sua empresa

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Em momentos de crise como a que o Brasil vive hoje, a premissa de que as empresas precisam construir um modelo de gestão com foco na meritocracia no ambiente de trabalho para obter sucesso é ainda mais verdadeira.

 

 

Isto porque está cada vez mais claro que somente a performance econômica e o foco em resultados não são mais capazes de garantir a sobrevivência das organizações no mercado.

 

 

Os fatos atuais têm provado a fragilidade das grandes corporações num cenário de desconfiança por parte dos consumidores e incertezas sobre o futuro econômico e político. Hoje, as empresas que continuam investindo no fortalecimento da sua cultura de valores e na meritocracia para atrair e reter talentos – garantindo seu crescimento na carreira -,  sofrem bem menos e o melhor: se recuperam com mais facilidade.

 

 

O ideal é focar nas lideranças da empresa, num ambiente de trabalho saudável e desafiador e na ampliação da sua gama de treinamentos.

 

 

Para implantar esta cultura de medir os desempenhos com indicadores e metas claras, reconhecendo e bonificando os melhores, é necessário bastante dedicação e cuidado com a comunicação porque o impacto no cotidiano dos profissionais, que ainda não estão acostumados com este processo, é grande. Porém, quando é bem planejado e comunicado com clareza e transparência, as chances de sucesso são muito grandes.  

 

 

Será necessário elaborar um planejamento detalhado, que possibilite o encadeamento de objetivos, metas comuns e específicas, além de projetos alinhados com o planejamento estratégico da empresa.

 

 

 

Mas afinal, o que é meritocracia?

 

 

Meritocracia é o nome dado ao sistema ou ao modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem da palavra vem do latim meritum, que significa “mérito”, e o sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”. Assim, o significado literal é “poder do mérito”.

 

 

Assim, numa empresa na qual as promoções, movimentações, oportunidades de carreira internacional, pagamentos de bonificações e aumentos salariais são feitas com base na meritocracia, o crescimento na carreira profissional dos funcionários é uma consequência natural dos méritos individuais de cada um, ou seja, dos seus esforços (quanto ao alcance de metas pessoais e de sua área, formações, conclusão de treinamentos, etc).

 

 

Ou seja, não adianta somente o empenho. Para crescer na empresa, os profissionais são cobrados por desempenho.

 

 

As posições hierárquicas vão sendo conquistadas na medida em que os funcionários vão demonstrando melhores valores educacionais, mais aptidões técnicas e profissionais, melhor relacionamento interpessoal e mais qualificações, competências e habilidades exigidas pelo escopo que desenvolvem na empresa. Assim, se sentem motivados e se dedicam cada vez mais em suas funções, buscando alcançar as melhores oportunidades.

 

 

 

Avaliação de Desempenho é ponto de partida

 

 

O passo mais importante para implementar a meritocracia é partir de um processo estruturado de avaliação de desempenho. Ou seja, todos os funcionários precisam ter em um mesmo documento:

 

 

  • Quais são suas metas individuais;

 

  • Quais as metas de sua área;

 

  • O quanto eles vêm avançando em cada uma delas;

 

  • Quais treinamentos que precisam ser concluídos e em que prazo;

 

  • Quais seus pontos fortes;

 

  • Quais seus pontos a serem melhorados.

 

 

É necessário, ainda, estabelecer um cronograma de feedbacks formais, ou seja, programar datas – no mínimo duas vezes por ano – para as conversas entre gestor e funcionário, sobre desempenho.

 

 

Para que tudo isso ocorra é preciso disciplina, perseverança, trabalho árduo de todos os envolvidos – não é apenas um trabalho para a área de RH, mas de todo o quadro organizacional da empresa. É imprescindível colocar a mão na massa e os resultados duradouros virão naturalmente.

 

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