Há quem diga que para ser um líder é preciso nascer com essa aptidão. Você compartilha dessa ideia? É bem verdade que são necessárias algumas habilidades, mas, acredite, elas podem ser desenvolvidas.
Para ser um líder no ambiente corporativo é preciso trabalhar alguns pontos para que essa liderança seja adequada, eficiente e efetiva. Antes, é importante relembrar que liderar é dar direcionamento para o que deve ser feito com motivação.
Não é simplesmente mandar e o outro obedecer. Os objetivos que devem ser alcançados precisam estar claros para todos envolvidos no processo.
Vamos lá! Imagine-se como o novo gestor de uma equipe! Além de estar chegando agora, você ainda terá que implantar um novo modelo de gestão. Nossa! Tem um grande desafio pela frente, concorda?!
Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos neste post alguns aspectos importantes que não podem ser ignorados e eles estão aprofundados no nosso curso de Liderança. Veja:
1) Competências de um líder
Um líder precisa desenvolver competências ligadas a:
- Inteligência emocional;
- Comunicação;
- Motivação;
- Negociação;
- Relacionamento interpessoal.
Dessa forma ficará mais próximo de seus liderados e entender melhor suas necessidades.
2) Estilos de liderança
Identificar quais as suas características como um líder:
- Comandante – Tudo deve ser feito exatamente como ele manda.
- Visionário – Busca alinhar as ações dos colaboradores rumo a uma meta, dando-os autonomia para agir.
- Agregador – Incentiva a criação de laços emocionais e a harmonia da equipe.
- Democrático – Promove a participação de todos.
- Modelador – Cria alta expectativa do desempenho das pessoas. Estabelece padrões a serem seguidos e procura dar o exemplo.
- Treinador – O foco é no desenvolvimento das pessoas, na identificação dos seus pontos fortes e fracos, visando aplicar capacitações adequadas.
Que tipo de líder você é ou quer ser? Você pode adotar um perfil dependendo da situação em que precisa atuar buscando o melhor desempenho.
3) Trabalho em equipe
Para esse modelo de trabalho funcionar de maneira efetiva é imprescindível que:
- As ações da equipe estejam alinhadas;
- Para a equipe os objetivos a serem alcançados estejam claros;
- Os colaboradores saibam o que fazer e estejam comprometidos com os resultados;
- Todos sejam responsáveis pelos resultados da equipe.
Estimule nos colaboradores o sentimento de pertencimento. Eles precisam saber que são importantes e que são responsáveis pelo alcance dos resultados esperados.
4) Relacionamento Interpessoal
O líder tem que estar atento ao relacionamento interpessoal e resolver possíveis questões que surjam no ambiente de trabalho, para isso:
- Desenvolva e utilize sua inteligência emocional;
- Reconheça a diversidade das pessoas. As diferenças devem ser vistas como algo positivo;
- Incentive o trabalho em equipe;
- Resolva conflitos entre as pessoas. Quando for necessário o líder intervir deve ser para restabelecer o clima de harmonia e o crescimento do grupo.
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