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Comece pelo início: Faça seu Programa de Integração

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Muitas vezes, as empresas não prestam muita atenção e não dão importância ao seu programa de integração. Ele é parte fundamental no sucesso dos novos colaboradores.

 

 

 

 

 

O mais novo colaborador da empresa aparece na porta do seu setor, em seu primeiro dia, pronto para trabalhar e cheio de energia. Com o passar do tempo, as coisas continuam indo muito bem. Ele sempre executa seu trabalho exemplarmente, cumpre os prazos e atinge as metas. Mas depois de um ano, esse colaborador pede demissão e ainda sai chateado com a empresa. O que aconteceu?

 

 

Bem, grande parte da experiência de um novo colaborador deve ser percebida e rastreada, desde o momento em que ele participou do Programa de Integração. Você gerou uma boa primeira impressão ao seu novo colaborador? Ele recebeu o treinamento certo para começar na empresa ou sentiu-se à deriva? Ele entendeu o propósito do trabalho que estava fazendo e como ele afetaria a organização em geral?

 

 

As empresas estão percebendo a importância de Programas de Integração, considerando o impacto que tais programas têm sobre os colaboradores que estão apenas começando a aprender os prós e contras dentro de uma nova organização e em um novo cargo. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Octanner, 69% dos colaboradores são mais propensos a ficar em uma empresa pelo período mínimo de 3 anos, se sua experiência no Programa de Integração foi positiva.

 

 

Se você não mostrar o quanto valoriza o seu novo colaborador, logo no início, ele pode começar a procurar novas oportunidades. A média dos colaboradores que não se sentem valorizados e deixam a empresa no primeiro ano é 10 vezes maior do que o colaborador que permanece na companhia por 5 anos no mínimo.

 

 

Pesquisas sugerem que o Programa de Integração pode ser o momento mais crítico na experiência de um colaborador e que esse momento tem um impacto duradouro sobre o engajamento, desempenho e sua retenção.

 

 

 

O que fazer?

 

 

Pesquisas mostram que os novos contratados tendem na sua primeira semana, mergulhar de cabeça na empresa, entender suas estratégias e a importância do seu papel. Segundo a Bamboo HR, 76% dos entrevistados confirmam a importância de ter uma formação na primeira semana de trabalho, 73% demonstraram interesse em rever as políticas da empresa, 59% gostariam de conhecer a empresa como um todo (visitando setores e ambientes de produção) e 56% apontaram que gostariam de ter um mentor ou guia nesta jornada inicial.

 

 

Essa pesquisa também revelou alguns dos motivos que levam ao êxodo precoce de tantos colaboradores. Eles apontaram que algumas vezes os gestores não se envolviam e atuavam de forma distante; outro motivo destacado foi a mudança de ideia sobre o trabalho que gostariam de realizar; além da frustração ao descobrir que o trabalho que tinham que fazer era diferente do eles esperavam.

 

 

Algumas empresas têm encontrado maneiras de evitar algumas das armadilhas comuns dos Programas de Treinamento. Por exemplo, a empresa de calçados Zappos – conhecida por seu excelente serviço ao cliente – inicia o seu relacionamento com um novo colaborador durante um treinamento de quatro semanas que combina “treinamento técnico e imersão cultural”, de acordo com a empresa. “Cobrimos os conceitos básicos sobre atendimento ao cliente, porque esta é uma das partes essenciais de quem somos como empresa”.

 

 

 

 

As duas primeiras semanas do Programa de Integração da Zappos acontecem em uma sala de aula, onde os novos colaboradores aprendem sobre as ferramentas da empresa. O foco é a capacitação desses colaboradores. Após essas duas semanas, os colaboradores apenas atuam atendendo as chamadas telefônicas. Ao longo do Programa de Integração, a cultura da empresa é disseminada, através de apresentações sobre os valores fundamentais e o tempo gasto nas atividades em equipe. No final das quatro semanas, a turma dos novos colaboradores tem uma pequena cerimônia de formatura.

 

 

Uma empresa que aplicou uma abordagem inovadora para Programa de Integração é a Buffer (uma empresa de gerenciamento de mídia social). Seu treinamento de integração que dura 45 dias é uma balança que avalia se o novo colaborador consegue se ajustar a companhia e vice-versa. É uma imersão na empresa, na qual todos os novos contratados começam como colaboradores contratados por apenas seis semanas, e dependendo do seu desempenho, eles serão contratados efetivamente ou não. Isto é muito importante, considerando que a Buffer contrata 100% de forma remota os seus colaboradores , e planeja que todos se encontrem pessoalmente pela primeira vez no primeiro dia de trabalho.

 

 

 

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Antes que os colaboradores cheguem, o processo de integração já começou. “Alguém da nossa equipe fica à disposição para responder qualquer dúvida antes do primeiro dia”, diz Hailley Griffis, porta-voz da Buffer. Eles também adicionaram um FAQ junto ao CEO da empresa para cada novo grupo de pessoas que participam do Programa de Integração.

 

 

Quando os novos contratados chegam na sede da Buffer, eles recebem três novos amigos para ajudá-los: um amigo-líder, um amigo-par, e um amigo-cultural. Esses amigos preenchem funções diferentes – o amigo-líder é um membro mais experiente da equipe que pode introduzir novas visões e ideias; o amigo-par ajuda o novo contratado a aprender sobre o seu papel específico; e o amigo-cultural dá ao novo contratado um curso intensivo sobre a cultura da empresa.

 

 

No geral, cerca de 75% das novos contratados tornam-se colaboradores da empresa no final do Programa de Integração.

 

 

“O nosso programa de integração é como um namoro”, diz Griffis. “Ambos os lados estão realmente interessados um no outro e ansiosos para passar um tempo juntos e construir um relacionamento. Não há necessidade de se apressar ou de se envolver de imediato. Há um tempo (cerca de 6 semanas) para saber se há entrosamento ou não. Na maioria das vezes, o entrosamento é grande, e depois de 45 dias, é feita uma oferta para que o novo contratado fique de fato na equipe. Às vezes, é claro, não funciona.”

 

 

 

 

Fazendo alterações

 

 

O que sua empresa pode fazer para afetar positivamente a felicidade dos colaboradores ?

 

 

Primeiro, saiba o que os empregados estão realmente procurando. De acordo com a Bamboo HR, os colaboradores disseram estar interessados em empresas que ofereçam diretrizes mais claras, treinamentos mais eficazes e um ambiente mais amigável. Algumas vantagens, que hoje estão em moda, podem ser efêmeras – a pesquisa aponta que menos de 1% dos colaboradores consideram que as regalias com alimentação, lanchinhos e horários livres são pontos que pesam na hora de mudar de empresa.

 

 

É muito importante atentar para o futuro dos Programas de Integração, observando como certas empresas estão alavancando novas técnicas e trazendo mais tecnologia para melhorar ainda mais a experiência dos colaboradores . Por exemplo, tente usar jogos online no seu treinamento para levar os colaboradores a uma visita virtual ao escritório (em vez de não apresentar a empresa) ou usar simulações para que os colaboradores tenham algumas noções do que enfrentará nos seus próximos dias.

 

 

Essas mudanças precisam ser consideradas nos Programas de Integração. De acordo com o Brandon Hall Group, 40% dos colaboradores classificaram os Programas de Integração como regulares, em comparação com 27% que classificaram os programas como bons. Se você está à procura dos melhores candidatos é necessário lembrar que o Programa de Integração é parte fundamental para mantê-los na sua empresa.

 

 

Então, vamos pensar juntos na reformulação ou criação do seu Programa de Integração? Conte com a Fábrica de Cursos!

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