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Como aumentar o engajamento? Adote o Ecossistema Rapid Learning

Veja o post da Fábrica de Cursos. Quais as vantagens em adotar o Ecossistema Rapid Learning?

Metodologias ágeis na produção de conteúdo digital para capacitação

Existem muitas metodologias e formatos de cursos e-learning, assim como existem muitas maneiras de produzi-los. Seja com apoio de ferramentas de autoria de cursos, editores de vídeo e muitos outros apps que surgem a cada dia.

 

O objetivo de muitas das iniciativas de capacitação e, consequentemente, das opções existentes no mercado de e-learning, é tornar tanto o desenvolvimento como o acesso e consumo dos conteúdos e-learning mais práticos, mais ágeis.

 

O Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos está muito alinhado a essa tendência. Em constante evolução, adaptações e melhorias, segue a evolução das tecnologias e se mantém inovadora sempre. Embora o Ecossistema já exista há alguns anos, ainda existem dúvidas sobre a sua aplicação.

 

 

 

Aproveitando o exemplo do marketing

 

Atualmente, o marketing vem se adaptando aos novos comportamentos das pessoas, à velocidade das mudanças, à enorme quantidade de conteúdos disponíveis e às formas de comunicação (redes sociais, por exemplo).

 

O rapid learning pode ser visto tanto como uma produção ágil baseada na metodologia do Ecossistema Rapid Learning da Fábrica, como uma dose de aprendizagem que possa ser rapidamente consumida. Assim, os formatos de e-learning do ecossistema estão adequados às tendências que o marketing vem sinalizando.

 

 

Existem vantagens em adotar o Ecossistema Rapid Learning?

 

Há grande uma distância entre a necessidade de dedicação no desenvolvimento dos profissionais e a disponibilidade de tempo, considerando as atividades diária dos colaboradores. Além disso, cada vez há uma barreira maior em relação ao tempo que as pessoas conseguem se dedicar a qualquer atividade, principalmente considerando a baixa adesão aos conteúdos ou períodos longos de treinamento.

 

Esses dois fatores, o baixo engajamento e a falta de tempo, já seriam suficientes para justificar a implantação de uma estratégia com apoio do Ecossistema Rapid Learning. Se você acrescentar a eles, o maior engajamento que as produções do rapid learning proporciona e a agilidade de entrega dos conteúdos, com prazos garantidos, você percebe porque tantas empresas já aderiram ao Ecossistema Rapid Learning.

 

Com o surgimento de novas tecnologias presentes no dia a dia dos colaboradores e na velocidade que elas têm surgido, juntamente com popularidade de apps e soluções cada vez mais robustas, de boa usabilidade e criativas, indicam que os seus projetos de capacitação devam seguir um caminho parecido.

 

 

Solução ideal?

 

O rapid learning pode ser a solução ideal para várias aplicações de capacitação e de suporte ao desempenho. Como ele possui diversas vantagens, poderíamos pensar na sua aplicação em todas as situações de aprendizagem, levando em consideração as especificidades de cada projeto de e-learning.

 

 

Importância do projeto instrucional e do planejamento

 

Mesmo em projetos com metodologias ágeis, o tratamento instrucional e o seu planejamento são fundamentais. No Ecossistema Rapid Learning isso não é diferente.

 

Os cursos on-line ou semipresenciais elaborados com a metodologia ágil Rapid Learning têm um planejamento consistente alinhado aos objetivos instrucionais, essencial para o resultado do seu projeto. Afinal, o projeto instrucional é uma das etapas fundamentais do processo.

 

Aqui estão algumas dicas para criar uma estratégia eficiente de rapid+micro learning.

 

Pequenas doses de aprendizagem

 

Ao oferecer pequenas doses de aprendizagem de forma planejada estrategicamente e com a frequência adequada ao conteúdo e ao público, a retenção dos conhecimentos e os resultados de sua aplicação são bem maiores. Uma experiência pontual de longa duração tem menor eficiência do que a oferta de pequenas doses distribuídas no tempo, que tem ganhos consistentes na retenção do conteúdo.

 

Experiência personalizada

 

Assim como o marketing oferece experiências personalizadas aos consumidores, os alunos também valorizam a possibilidade de escolha dos conteúdos e dos formatos que serão consumidos. Oferecer opções aos colaboradores permite que eles construam uma trilha personalizada de acordo com suas necessidades e interesses naquele momento. Flexibilizar a sua oferta te dará pontos no engajamento!

 

Diferentes formatos de conteúdo

 

Existem muitas formas para aprender, cada pessoa aprende de um jeito. Por isso, ofereça conteúdos em formatos diferentes, potencializando a sua absorção e permitindo que seus alunos possam escolher o que formato que for mais eficiente ou interessante para ele.

 

 

Experiência do treinamento

 

O treinamento precisa ser uma experiência positiva e agradável para o aluno. Ele deve ser capaz de perceber a diferença que o tempo que ele está investindo no seu desenvolvimento pode fazer para sua vida.

 

O planejamento e a execução de programas de treinamento devem priorizar os objetivos instrucionais, o público e a usabilidade, para que sejam uma experiência de aprendizagem significativa para os alunos.

 

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