Muitas vezes as siglas chegam a confundir quem está começando um projeto de capacitação digital, de e-learning, mas hoje vamos entendê-las. Uma das siglas mais comuns é a LMS, que é utilizada globalmente. Em inglês, significa Learning Management System ou Virtual Learning Environment (VLAE), fazendo uma versão para o português, usamos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e alguns também utilizam como Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA). No Brasil, é mais comum o uso da sigla AVA ou LMS.
Salas de aula virtuais
O LMS ou AVA é o ambiente onde são publicados os conteúdos dos cursos e-learning e onde os alunos realizam suas atividades. É como se fosse uma sala de aula virtual. Hoje, há uma grande variedade de sistemas que foram desenhados especificamente com este objetivo. Por meio deles, é possível controlar o acesso dos alunos, gerenciar atividades e programar conteúdos, entre outros recursos disponíveis pela Educação a Distância (EAD). Um dos sistemas mais conhecidos é o Moodle, um software livre e amplamente utilizado no Brasil e no mundo. Apenas como registro, atualmente a comunidade Moodle no mundo conta com 99 milhões de usuários registrados.
Se você já tem um LMS e não está satisfeito, ou se será a sua primeira experiência com um sistema com essas características, é preciso as opções de sistemas que funcionam como AVA para ajudar na sua decisão. Porém, nenhuma é unânime em preferências. Tudo vai depender do seu objetivo principal. Uma pesquisa realizada há 14 anos, avaliou 17 países da Europa e, naquela época, concluiu que em 113 instituições, eram usadas 87 soluções distintas. Imagine hoje a quantidade de opções do mercado!
Há muitas instituições que desenvolveram suas próprias soluções tecnológicas. Sendo assim,o processo na hora de escolher um AVA para sua empresa precisa incluir avaliações técnicas, pedagógicas e orçamentárias. Qual seu maior objetivo? Quais suas reais necessidades? É necessário que haja uma reflexão a respeito.
O Moodle é um bom começo
A seleção do Moodle, principalmente se você está começando ou insatisfeito com o seu LMS atual, acaba sendo a escolha natural. Afinal, sendo o Moodle, um LMS de uso livre, gratuito e o mais popular do mundo, já são características que podem influenciar a sua decisão. A maioria vê desta forma, porque além disso tudo, trata-se de umas das ferramentas mais completas do mercado. No mercado desde 2002, o Moodle já possui um alto grau de confiança. Além de muito know-how adquirido durante todo este período e com o feedback muito positivo das instituições que o utilizam, ele é muito flexível pois pode ser customizado conforme o objetivo e interesse do projeto.
Outra alternativa é o Wcampus©, uma distribuição personalizada do Moodle para o setor corporativo. Projetado para atender às necessidades de gerenciamento de aprendizagem de empresas e oferecer os benefícios do software de código aberto, este LMS tem como principal vantagem o fato de ser baseado no Moodle. Ou seja, todo o conteúdo desenvolvido no Wcampus© pode facilmente ser migrado para o Moodle e vice-versa.
Além disso, vários plugins do Moodle podem ser instalados no Wcampus. Com isso, o custo de implantação e migração de LMS´s existentes para o Wcampus cai muito. O Wcampus permite, ainda, a criação de programas de aprendizagem baseados em trilhas de cursos existentes na plataforma e viabiliza a inscrição de forma dinâmica de usuários dentro dos programas baseados no seu cargo, departamento, região, etc…
Além de soluções open source, há também alternativas e muitas vezes mais eficientes como a PLAY, que é o Netflix dos LMSs e o ecossistema DOCEBO, com recursos de gamificação e com muitos recursos com apoio à aprendizagem social, apoiando a implementação do 70/20/10 na sua empresa.
A Gestão de Capital Humano evoluiu muito nos últimos anos. Hoje é simples gerenciar todo o ciclo de vida de seus colaboradores em uma plataforma unificada na nuvem, e ainda contar com o apoio dos especialistas da Fábrica de Cursos.
Por isso o LMS da Cornerstone, junto com o seu completo pacote de gestão de talentos, também é uma solução muito recomendada, pois conta com uma suite de outros sistemas, totalmente integrados, para a gestão de talentos (T&D). Como ele se pode gerenciar como as empresas contratam, desenvolvem, envolvem e inspiram suas equipes. É um conjunto completo de aplicativos de gerenciamento de talentos, baseado na plataforma flexível e dimensionável: Cornerstone Learning + Cornerstone Learning + Cornerstone Performance + Cornerstone RH.
Para uma plataforma mobile first, sugerimos o NWhere, uma APP para e-learning, ideal para equipes que precisam acessar conteúdos, até mesmo offline, de forma direta e simples. A EAD gerou muita flexibilidade quando eliminou a necessidade do treinamento acontecer ao mesmo tempo e no mesmo lugar. De carona nessa ideia, o NWhere oferece um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets) que permite acesso aos mais diversos conteúdos de forma fácil. E isso tudo a qualquer hora e lugar, através do seu dispositivo favorito, e melhor, o acesso pode ocorrer de forma offline. E você também poderá acessar todos os recursos através da web 😀
Não há dúvidas, que os benefícios do mLearning estão revolucionando os processos de aprendizagem. Com a rápida proliferação de dispositivos, mais organizações percebem as vantagens competitivas na sua utilização e nos avanços tecnológicos. Com isso, cada vez mais vemos a criação e distribuição de poderosas experiências de aprendizagem, a toda hora, em qualquer lugar e através de qualquer dispositivo.
Reinvente as ações de aprendizagem e de desenvolvimento dos seus colaboradores, criando uma cultura de aprendizagem contínua. Vá além e ofereça treinamentos e compliance para desenvolver uma força de trabalho engajada, colaborativa e qualificada.
Se quiser uma ajuda na identificação da melhor solução para a sua empresa, fale com nossos especialistas!
Aproveite para participar dos webinars da Fábrica, já queridinhos dos Super T&Ds, com foco no conteúdo técnico e nos cases dos nossos clientes e parceiros!