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A importância das áreas de T&D nas empresas

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Para se desenvolver profissionalmente é preciso esforço.

 

É necessário investir em qualificação e em desenvolvimento comportamental. Mas as empresas não só podem, como devem, ajudar seus colaboradores nessa missão.

 

O sucesso e retorno da empresa estão intimamente ligados à sua equipe. Quanto maior o investimento em desenvolvimento de talentos, com uma estratégia de aprendizado bem traçada e as ferramentas certas, a organização poderá  melhor muito sua performance. O coaching e o mentoring são algumas das ferramentas usadas, por exemplo.

 

O coaching é um processo onde se trabalham metas e objetivos focando na evolução constante da pessoa orientada. Ela pode direcionar seus talentos para atividades que gerem mais resultados, já que, com a orientação do coach ela passa a se conhecer melhor e ter mais consciência de seus valores. O mentoring é a partilha dos conhecimentos de um profissional mais experiente com outros profissionais – nesse caso a evolução não tem um tempo determinado e nem o término.

 

 

As vantagens das áreas T&D

 

O apoio à construção das habilidades e ao aumento da motivação para aprender dentro da empresa é extremamente benéfico. Promover a melhoria do desenvolvimento de sua equipe faz toda a diferença para que eles adquiram novos conhecimentos.

 

Isso pode potencializar um treinamento ou mesmo substituir uma capacitação fora da empresa. O conceito não é novo, mas está ganhando mais destaque recentemente. O interesse maior é motivado, principalmente, pelos avanços tecnológicos e pela demanda espontânea dos colaboradores mais jovens.

 

Se o colaborador buscar capacitação por conta própria, ela pode não estar alinhada à visão da empresa. Isso sem falar que as informações de alguns dias de treinamento podem ser facilmente esquecidas. Estudos indicam que 48 horas após o treinamento esquecemos 70% do que foi absorvido. Por isso é tão importante oferecer um modelo de aprendizado contínuo e constante, usando uma estratégia que ofereça ações complementares.

 

 

Treinando seu time

 

Os programas de treinamento são ideais para as empresas que querem implantar uma cultura de “líderes treinadores”. É um ótimo investimento para integrar conceitos e soluções sustentáveis à empresa. Na prática, é a implantação de uma aprendizagem contínua com base em ferramentas de suporte.

 

Em um treinamento as metodologias não precisam ser padronizadas, assim como as práticas de gestão de pessoas. Ele pode se dar em vários formatos, como reuniões mensais, fóruns, Universidades Corporativas… As atividades variam de acordo com as necessidades de cada negócio, grupo ou indivíduo.

 

Sua equipe cresce bem treinada, transmitindo a cultura da empresa. Também adquire alta performance e passa a desempenhar de forma mais eficiente, inclusive com o apoio dos seus colegas. Seus colaboradores passam a ser coaches e a multiplicar as melhores práticas melhores práticas da organização.

 

 

Como implantar?

 

O primeiro passo é identificar os funcionários mais adequados e conscientizá-los sobre a importância de seu papel ao repassarem conhecimento e experiência aos demais. Valorizá-los por isso é essencial. É uma estratégia eficaz, adotada por muitas empresas de sucesso.

 

Se você tem um novo colaborador, ele pode ser treinado por um outro funcionário, demonstrando as funções, acompanhando e dando feedbacks, e ajudando quando necessário. Frise a competência do veterano para o novato, o quanto ele tem a ensinar. Enquanto o novo funcionário adquire conhecimento e habilidade, o colaborador “de casa” treina a liderança.

 

No treinamento as pessoas aprendem fazendo – os cursos e palestras (que podem ser virtuais) pode ser complementares. É interessante estimular outras atividades como viagens, trabalhos voluntários, leituras… O treinamento do dia a dia prepara o colaborador para cobrir férias, participar de reuniões, visitar fornecedores, dar treinamentos internos, como uma verdadeira escola de líderes.

 

Uma empresa que investe em treinamento está investindo no desenvolvimento de sua equipe e em melhores resultados. O uso das ferramentas depende do fator humano, mas pode ser muito facilitado pelo suporte tecnológico.

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