Estudo demonstra que as características sociais e mobiles estão entre as tendências do e-learning. Entenda os benefícios.
Quais são as tendências para o e-learning? As empresas buscam um LMS com recursos sociais e mobile. No caso, o termo é a sigla para Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português.
Essa é uma das conclusões que podemos adotar com base em estudo divulgado pelo Brandon Hall Group. A empresa pesquisou as tecnologias sobre aprendizagem durante anos.
Atualmente, as tecnologias sociais e mobile assumiram o topo desta “cadeia alimentar”. Com isso, as organizações estão com sede de plataformas que utilizam essas novas tendências, permitindo treinamentos mais rápidos, quase que num sistema “just-in-time”.
O estudo indicou ainda que as empresas estão reinvestindo em suas áreas de treinamento e desenvolvimento. Isso ocorre em boa parte por conta da insatisfação com seus sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) atuais.
Para facilitar a análise, recortamos uma parte da pesquisa. No trecho abaixo, o estudo examina quais recursos estão sendo considerados um grande diferencial. Além disso, demonstra por qual razão é mais importante do que nunca a implementação de um LMS com capacidades sociais e mobile nos próximos planos.
Prioridades no e-learning
Na pesquisa do Brandon Hall Group as empresas destacaram que o uso de novas tecnologias é a principal prioridade. Apesar disso, é preciso focar no que realmente importa, já que existe no mercado uma grande variedade de soluções.
Enquanto o LMS é responsável por cerca de 39% do orçamento de tecnologia de aprendizagem, em média, as empresas ainda investem uma média de 4,7% e 4,3% em tecnologias sociais e móveis.
Tais percentuais estão ligados aos investimentos em seus LMS. Aliás, as empresas participantes do estudo esperam que essas porcentagens cresçam em um futuro bem próximo.
Níveis de satisfação
Quando se trata de aprendizagem informal com o uso de alguma tecnologia, mais de metade das empresas consideram fóruns de discussão e plataformas de colaboração como essenciais para o negócio. O problema, porém, está na avaliação negativa dessas soluções.
Enquanto 46% das empresas consideram os fóruns de discussão essenciais, 8% apontam a ferramenta como importantíssima para o negócio, apenas 5% afirmam que estão muito satisfeitos com a funcionalidade de discussão de sua plataforma atual.
Dessa forma, a solução é apontada como eficaz, mas existe um problema para ser solucionado para que os benefícios realmente ocorram. Por fim, vale lembrar novamente que este post tem como base a análise do material compartilhado pelo Brandon Hall Group.