Que capacitação é importante e certamente a maioria das empresas já sabe disso. Você sabe como esses treinamentos são implementados dentro de uma empresa? Quais os setores mais investem em treinamento? Como está a utilização da EAD/e-learning no ambiente corporativo? A 12ª edição da pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil, da ABTD tira essas dúvidas. As ações de T&D são distribuídas pelas três áreas do nível hierárquico não líderes da seguinte forma: 46% são voltadas para a operação ou industrial, que é a atividade fim da empresa; 24% na área comercial e 30% para o pessoal administrativo. Já na distribuição por tipo, a área de serviços ganha destaque com 49% dos treinamentos técnicos, seguido de 38% dos treinamentos obrigatórios da área da indústria. E a administração pública desponta com 50% com capacitação comportamental. Dos assuntos que ganham espaço nos treinamentos no país, o comércio é que demonstra maior preocupação com o atendimento do cliente. Dos 32% dos treinamentos feitos no país para esse público, 57% estão nesse setor. Em 2017, os treinamentos no formato EAD/e-learning aumentaram em 9%, resultado da busca das empresas em diminuir custos e economizar tempo, consequentemente, caiu em 4% o número de empresas que não usa EAD/e-learning. O treinamento presencial ainda é o mais usado em todos os setores, inclusive no comércio, mas que também se destaca com 23% de investimento em treinamento com EAD/e-learning. Com as inovações tecnológicas que surgem diariamente, o e-learning é uma ferramenta poderosa que contribui para que os colaboradores fiquem alinhados com os projetos da empresa. Sem contar com a economia que esse modelo de treinamento traz, evitando o deslocamento dos colaboradores, do orientador; despesas com hospedagem; que o colaborador se ausente do ambiente de trabalho, além de ser um formato que alcança um número muito maior de colaboradores e com uma gama de soluções e recursos para melhor apresentar os conteúdos, despertar e prender o interesse pelo tema e ainda medir o desempenho dos participantes. As possibilidades do e-learning são variadas e oferecem metodologias, recursos e ferramentas diversificadas para que o treinamento corporativo seja dinâmico, atrativo e facilite a efetiva aprendizagem, contribuindo para que as metas estabelecidas sejam alcançadas promovendo o crescimento das empresas . Mas ainda há o dificultador de se identificar se realmente essa relação está acontecendo. A pesquisa também aponta maior interesse, mesmo que ainda pouco expressivo, pelo mobile learning, com 38% de utilização, sendo somente 4% das ações de e-learning. Há também um indicador expressivo sobre o uso do mLearning LATAM que aponta o Brasil como grande expoente do investimento deste formato. A expectativa é que a utilização desses dois formatos ganhe força devido à evolução tecnológica e mudança de comportamento das pessoas, que a cada dia têm menos tempo, mais atividades e buscam rapidez nas informações que procuram.
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