Hoje em dia qualquer pessoa com Internet acessa vídeos na sua rotina!
Criado em 2005, o Youtube foi vendido um ano depois para o Google por US$ 1,65 bilhão ou R$ 3,58 bilhões, na época. Foram muitas especulações acerca do valor da compra e, principalmente, se o Google estava investindo em algo promissor. A “queda do Youtube é apenas uma questão de tempo”, diziam os jornais. Redondamente enganados.
Dez anos depois, o YouTube anunciou uma taxa de atualização de 60 quadros por segundo nos desktops e essa melhoria se estendeu para os apps dos sistemas Android e iOS. Essa era a resolução dos mais avançados vídeogames da época. Agora, por que um canal que estava fadado ao fracasso investiu tempo, dinheiro e recursos em atualizações de alto nível? Porque já se previa que conteúdos em vídeos seria parte da nossa rotina.
Lá em 2017 houve um crescimento de cerca de 69% no tráfego pela Internet por vídeos. Fora isso, o consumo de informações através de vídeos será responsável por 80% de todo o tráfego da Internet. Os dados são da pesquisa Cisco VNI Global Traffic Forecast.
Isso significa que a cultura mundial agora é guiada por vídeo. Seja para entretenimento ou aprendizado, uma pesquisa liderada pela Demand Gen Report há alguns anos indica que 50% dos participantes assistiram a pelo menos no mesmo ano. Além disso, o estudo mostrou que quase 70% dos entrevistados consideram esse meio de informação uma ótima opção para aumentar o engajamento. Acompanhando esse crescimento está o vídeo interativo, cada vez mais utilizado para educação e ações publicitárias.
O que é um vídeo interativo?
Imagine um vídeo com áreas ou elementos clicáveis que o levam para as mais diferentes informações ou até mesmo uma mudança de roteiro da história. Na educação corporativa, esse modelo de vídeo funciona muito bem porque não dispersa a atenção. Mais do que isso, prende totalmente o colaborador, uma vez que não precisa sair do vídeo para consultar outros conteúdos ou até mesmo navegar em outro vídeo. Tudo pode acontecer dentro do próprio conteúdo interativo. E mais, o vídeo interativo oferece a possibilidade do protagonismo. Isso mesmo! O seu colaborador irá consumir conteúdo que é mais relevante para ele. Com isso, a experiência do colaborador se torna personalizada e exclusiva!
Principais benefícios do vídeo interativo
O vídeo interativo tem demonstrado um aumento da atenção do colaborador, do engajamento, do retorno dos colaboradores, da satisfação e também redução do tempo de dedicação necessário para absorção do conteúdo.
Engajamento
A interatividade faz com que os vídeos tenham maior engajamento e imersão.
Os vídeos interativos possibilitam o aumento da atenção do colaborador por períodos mais longos que vídeos comuns – não interativos.
Revendo os indicadores apresentados anteriormente: Nós lembramos de 10% do que lemos, 20% do que ouvimos, 30% do que vemos e 50% do que vemos e ouvimos ao mesmo tempo. O que vemos, ouvimos e interagimos e refletimos é muito maior.
Pesquisa
Uma das melhores formas de aprender é pesquisando. Vídeos interativos oferecem diversas alternativas que facilitam a pesquisa. Você pode pesquisar o texto do conteúdo dentro do vídeo, posicionar o vídeo onde o conteúdo específico foi localizado. Você pode abrir um leque de opções de consultas complementares. Com isso temos um aumento da retenção e melhor aprendizado.
Atenção
Como o colaborador pode migrar de um vídeo para o outro, de um conteúdo para o outro, não há interrupção na narrativa.
Isso propicia um engajamento emocional muito maior e consequentemente mais atenção do colaborador.
Uniformidade do conteúdo – informação consistente
O vídeo reduz a interpretação de uma informação, quando comparado com o formato textual. O vídeo apresenta a informação completa, como deve ser transmitida e reduz a quase zero uma interpretação errada.
Adaptação / personalização por público
Pontos de atenção na linha do tempo do vídeo oferecem a oportunidade de adaptação do vídeo para diferentes públicos. O colaborador pode decidir o que quer pular e o que quer assistir.
Um BI – business intelligence pode ser inserido na programação do vídeo para analisar o histórico dos colaboradores e fazer adaptações de conteúdo, por exemplo – melhorias.
Acompanhamento
Você pode acompanhar todos os passos do colaborador. O que foi visto, onde clicou, quando clicou, quando terminou, quando abandonou o vídeo e muito mais. Essas estatísticas podem ser extremamente importantes para determinar as preferências do colaborador, habilidades, atenção ou perfil. Vídeos padrões são rudimentares nesse quesito e dificilmente poderão oferecer mais informação que o simples clique para assistir o vídeo.
Manutenção
Os vídeos interativos, diferente dos vídeos tradicionais, podem ser atualizados sem precisarem ser regravados.
Por exemplo, mudança de logomarca da empresa pode ser facilmente atualizada dentro da programação do vídeo. Um conteúdo, como indicador de desempenho, por exemplo, que mudou no ano seguinte, pode ser substituído por outra tela, editável.
Redução de custos
Os custos de produção de vídeos tradicionais são altos. Os vídeos interativos reduzem o tempo necessário do vídeo em si, aproveitando conteúdos em outros formatos, materiais complementares, por exemplo, de produção mais barata. Além disso, com a possibilidade de manutenção o investimento tem longo prazo.
Reaproveitamento
Provavelmente vocês têm vídeos tradicionais nas suas empresas produzidos recentemente ou antigos considerados longos, chatos ou muito básicos. Você pode reaproveitar esses vídeos para utilizá-los em vídeos interativos e oferecer aos colaboradores um conteúdo atualizado com uma abordagem completamente nova e interessante, incluindo menus, links, conteúdo complementar, possibilidade de atalhos de conteúdo e muito mais.
Ou seja, o material que você dispõe hoje em vídeos antigos pode ser transformado em conteúdo reaproveitado com mais interatividade, engajamento e uma experiência completa de aprendizado.
O vídeo interativo pode ser uma grande oportunidade para inovar treinamentos, capacitações e especializações dentro de uma empresa.
Que tal transformar seus vídeos em vídeos interativos e revolucionar a forma que seus colaboradores acessam o seu conteúdo em vídeo? Veja o que os vídeos interativos podem fazer!
Veja com transformar seus vídeos de forma simples, rápida e que encaixa no seu orçamento com a metodologia SCOPE – SPRINT CONTENT OBJECT PERSONALIZED E-LEARNING