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A segura casa do xAPI – O Learning Record Store

Muito ainda se fala do SCORM e o quanto ele facilita os projetos EdTech, mas será que ele vai ser substituído? Quais as aplicações desta nova “api” o xAPI?

 

 

O LRS e suas principais funções

 

O LRS é o local em que os dados do xAPI ficam armazenados e disponíveis para a recuperação dos registros por outros sistemas.

 

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Destaque para suas funções:

 

Gera relatórios e análise a partir de dados brutos, ou seja, não tratados.

 

 

 

Alguns LMSs já estão preparados para rodar o xAPI sem necessitar do LRS, como, por exemplo, Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos. Eles já trazem integrado o seu próprio LRS, como se fossem dois sistemas integrados.

 

Diferente do que acontece no sistema Moodle, que não tem o LRS integrado, mas, há possibilidade, através de API, de se transferir as informações de acompanhamento de um curso tradicional para uma base xAPI.

 

Oferece segurança aos dados que são criptografados e só através do LRS que se consegue interpretá-los. 

 

 

 

Como aplicar melhor o xAPI nos projetos de capacitação?

 

A aplicação do xAPI ainda requer um programador de software para a construção do registro das atividades e as aplicações nos sistemas. Mas, mesmo assim, as funções e os recursos trazem muitos benefícios para a aprendizagem, além das empresas passarem a usá-lo de forma mais ampla. A partir dele é possível integrar as informações de acompanhamento para o registro de atividades online, offline, baseada em grupos ou em atividades individuais e numa série de outros registros simples.

 

Também é possível aplicar o xAPI no rastreamento da aprendizagem móvel, ou seja, mobile. Essa aprendizagem pode ser formal ou informal, de colaboração ou individualizada.

 

Veja estes exemplos:

 

É possível rastrear as pesquisas que as pessoas fazem na internet, identificando a trilha que percorreu e suas preferências. Os dispositivos móveis podem ampliar a aprendizagem fornecendo o acesso a conteúdo em qualquer lugar ou hora. Cada vez mais, as pessoas querem agilidade, tudo de uma só vez, do contrário perdem o interesse.

 

Com essa tecnologia, os designs instrucionais podem aproveitar a explosão dos dispositivos móveis, smartphones e tablets, incorporando ao seu projeto a capacidade de rastrear as atividades que acontecem na aprendizagem móvel baseada nos Apps. Outro boom são as soluções fáceis para acessar informações, como: ebooks, realidade aumentada, redes sociais e o próprio suporte a desempenho.

 

Pensando numa situação prática, digamos que você tenha uma escola que precise acompanhar o desenvolvimento de um trabalho pelos alunos sobre determinado tema. Seria bem legal se os alunos tivessem um APP para registrar as imagens e as informações no período da pesquisa. Com o uso do xAPI, nesse aplicativo, essa experiência seria registrada possibilitando identificar os lugares mais visitados pelos alunos para fazer a pesquisa, os assuntos pertinentes mais acessados, bem como os estudantes mais ativos na execução do trabalho. Não seria o máximo??!

 

 

 

Mesmo offline o registro pode ser feito

 

Uma outra solução com o uso do xAPI é o Offline Learning, que possibilita fazer o registro da atividade mesmo sem nenhuma conexão de internet. Surpreso!? Essa aplicação é muito útil em área remota com baixa qualidade de internet, mas, nos grandes centros, a dificuldade de acesso também acontece. Nesse caso, o xAPI armazena os registros até que a conexão seja restabelecida. Um bom exemplo dessa aplicação é o Google Maps em que é possível fazer o download de um mapa de um determinado local.

 

No âmbito corporativo, se a empresa cria um novo treinamento bem objetivo de suporte ao desempenho para sua equipe baseado em APP, para alinhar as metas de vendas. Ela pode usar o xAPI para acompanhar as atividades dentro do aplicativo e também para fazer o rastreamento no caso da impossibilidade de acesso a rede. Na prática, como acontece? Saiu a internet, como há o rastreamento, o APP identifica e fica no momento Offlin, assim é possível fazer o sincronismo das informações. Quando voltar ao acesso da internet será feita a atualização dos dados.  Solução interessante para o colaborador fazer a capacitação e aumentar seus conhecimentos, mesmo que não tenha internet todo tempo.

 

 

 

Trabalhar “fora da caixa”, o que é isso?

 

Com o xAPi também possível trabalhar sem navegador e sem login no LMS, o chamado “fora da caixa”. Um dos pedidos mais frequentes da comunidade durante as pesquisas do TinCan foi desatrelar a aprendizagem do navegador e do LMS. O xAPI resolveu esses dois problemas, porque basta um link, um botão no sistema da empresa ou um APP mobile, que o curso ou treinamento estará disponível para o acesso.

 

 

Imagine a seguinte situação! 

 

A sua empresa está implantando um projeto para gerenciar os pedidos de venda, o relacionamento com o cliente, atendimento, soluções e faturamento. E, no ano anterior, ela fez uma série de treinamentos personalizados, abriu turmas pelo seu LMS, para que todos os usuários do sistema pudessem acessar. Se você contar com um dos nossos especialistas para trabalhar num formato de ajuda desse aplicativo com diversos assistentes para o apoio: os práticos, os tutoriais objetivos, o passo a passo com as atividades fundamentais, tudo isso rastreado no xAPI, com esses indicadores, você terá como resgatar as informações trilhadas anteriormente e identificar onde os usuários têm mais dúvidas e, a partir daí, desenvolver ações específicas ontime, offtime ou, até mesmo, um treinamento presencial.

 

O xAPI consegue armazenar todas as informações no LRS mesmo com sistemas desintegrados. Ele pode ser usado como uma estrutura de capacitação e para criar os indicadores que fundamentam novos investimentos na área.

 

 

Demo de xAPI de um relatório desenvolvido pela Fábrica

 

 

As chamadas, as oportunidades e as vendas são exemplos dos registros indicados acima.

 

Abaixo apresentamos dois gráficos extraídos da pesquisa conduzida pelo eLearning Guild. Nessa pesquisa foram entrevistadas 665 pessoas. Desse total, 68,5% avaliaram como muito importante ou extremamente importante essa possibilidade de integração entre os sistemas. E 49,8% consideraram como alta ou muito alta a importância do rastreamento do xAPI.

 

 

Isso reflete a indicação atual dos gestores de EAD e e-learning: entender os alunos e se os projetos estão sendo eficientes e funcionais.

 

Já que você está interessado em inovação, minha dica é você conhecer o novo Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos. Nele, além dos recursos do playNwhere, uma plataforma gamificada e com Metaverso, você tem uma ferramenta de autoria a sua disposição para criar trilhas gamificadas, games super lúdicos, interativos e engajadores e muito, muito mais!

 

Se você precisa de conteúdos de alta qualidade, com prazo de produção garantido e um preço imbatível,  você não pode perder a chance de ter a sua fábrica, dentro da sua empresa!

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