Existem diferentes tipos de questionários que podem ser explorados no e-learning. Qual o melhor? Depende do objetivo. Confira!
Com o crescimento das mídias digitais e uma grande variedade de diferentes plataformas para e-learning, ficou fácil ajudar seus funcionários a aprender habilidades relacionadas com as atividades realizadas.
Mas então por que nem todos conseguem bons resultados? Simples! O problema está na diferença entre produzir conteúdo para aprendizado on-line e criar materiais realmente eficazes para e-learning. Você prefere o último, certo?
Uma forma simples e poderosa para desenvolver conteúdo de qualidade está na produção de mini testes. Isso faz com que o aluno tenha uma etapa mais a ser cumprida durante o processo. Dessa forma, é possível aumentar o engajamento, ajudando também na fixação.
Ficou interessado em como produzir esse material com qualidade para produtos e-learning? Então, confira as seis dicas para montar ainda hoje um quiz de sucesso.
1 – Múltipla escolha
Questões de múltipla escolha estão entre os métodos mais eficientes para testar os alunos. A proposta é simples: apresentar uma lista de respostas com apenas uma correta.
Cuidado, porém, para não desviar o propósito do teste, que é avaliar o conhecimento adquirido com relação ao material didático apresentado. Portanto o foco precisa ser o conteúdo, não a habilidade de desenvolver apenas um raciocínio lógico.
2 – Sim ou Não
Esta é considerada uma das formas mais fáceis de moldar perguntas para o e-learning. Para funcionar, basta criar uma pergunta onde o aluno responda apenas sim ou não. Quer alguns exemplos práticos? Então aqui estão:
Posso entrar no almoxarifado antes do supervisor?
Três minutos de cada lado é tempo suficiente para cozinhar um hambúrguer?
Você deve pressionar clientes em potencial a assinarem seu produto imediatamente ao invés de deixá-los pensar sobre o assunto?
3 – Perguntas abertas
Perguntas abertas são as mais usadas em duas situações:
1 – Se você deseja saber por meio das respostas o que seus funcionários pensam a respeito de determinados assuntos;
2 – Se meramente quer buscar soluções criativas sobre algo que ainda não tem uma solução definida.
O cuidado aqui é saber exatamente o que está buscando identificar com as respostas apresentadas. Isso porque não existem opções pré-definidas.
4 – Preenchendo o espaço em branco
Conhecido também como “pergunta fechada”, o preenchimento do espaço em branco requer do aluno conhecer a resposta correta. Um bom exemplo para explorar no e-learning é o oferecido pelo Departamento de Educação do Estado do Kansas, como o que segue abaixo:
“De acordo com Freud, a personalidade é construída em cima de três grandes sistemas, o________, o _________e o __________.” Note a importância desta abordagem em situações no qual o conhecimento exato é crucial.
5 – Perguntas de associação
Assim como o sistema de perguntas fechadas, essa combinação permite ir um pouco mais adiante no aprendizado. Consequentemente, torna-se uma boa abordagem para quem deseja oferecer aos estudantes mais do que somente assimilar o material.
Em uma pergunta de associação, você apresenta diversas frases ou conceitos ao destacar diversas palavras. Por sua vez, o aluno deve preencher qual palavra se encaixa em que frase ou conceito.
6 – Definições
Você pode trabalhar no e-learning com essa proposta de duas formas diferentes:
1 – Definições para palavras usando o formato apresentado no item acima;
2 – Definições que oferecem alternativas e esperam que os alunos preencham com suas próprias palavras.
Mais uma vez, este último formato é melhor se você está realmente procurando o domínio do conteúdo. Por outro lado, a primeira proposta é mais indicada se o objetivo do teste é fixar conhecimentos.
Conclusão
Agora que você tem algumas ideias para escrever um bom questionário, a qualidade dos seus cursos certamente aumentará. Lembre-se que os questionários utilizados no e-learning são uma maneira poderosa de levar o aprendizado a um nível muito superior. Portanto, aproveite esse recurso.