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6 tipos de avaliações para utilizar nos cursos e-learning

Com a explosão da mídia digital e plataformas alternativas para aprendizagem, hoje é muito mais fácil ajudar seus funcionários a aprender novas habilidades com a ajuda do e-learning. Principalmente as que são importantes para execução do trabalho.

 

Essa facilidade, porém, é conquistada com a qualidade das informações apresentadas, assim como com a estrutura e recursos disponíveis. Portanto, é importante logo de início entender que existe uma grande diferença entre criar apresentações e desenvolver cursos realmente eficazes no formato e-learning.

 

Uma maneira simples de tornar o conteúdo mais poderoso é questionar os alunos ao longo do caminho para que eles aprendam melhor. Este formato gera envolvimento e ajuda a avaliar se os estudantes estão realmente absorvendo as informações. 

 

Quer saber como fazer isso da maneira correta? Aqui estão seis tipos de avaliações que você pode começar a usar em seus cursos de e-learning.

1. Múltipla Escolha no e-learning:

 

Questões de múltipla escolha estão entre as formas mais eficazes para testar os alunos sobre o conteúdo de um curso de e-learning. Essa estrutura apresenta várias respostas possíveis para a pergunta, mas apenas uma é correta. As demais, portanto, são apenas “distrações” para tentar distanciar o aluno da resposta certa.

Embora possa parecer uma simples questão de múltipla escolha, deve-se ser cuidadoso na montagem da pergunta. Isso porque você pode acabar utilizando as habilidades de raciocínio dedutivo dos alunos ao invés de testar seu real conhecimento sobre o que a questão aborda. Dica: sempre faça uma pergunta direta.

2. Sim ou Não 

 

Uma das maneiras mais fáceis de formular questões são perguntas no estilo “sim ou não”. Simplificando, isso envolve fazer uma questão que o aluno só tenha que escolher entre duas opções.

Seguem alguns exemplos:

É correto entrar no estoque antes do seu supervisor?

Três minutos de cozimento de cada lado é o tempo suficiente para finalizar um hambúrguer?

Você deve pressionar os seus potenciais clientes a contratar imediatamente os seus produtos/serviços antes deles pensarem sobre isso?

3. Perguntas Abertas:

 

As perguntas abertas também possuem uma grande importância para os cursos e-learning. Elas são realmente úteis para:

 

  • Ir além e saber o quanto seus funcionários sabem sobre um determinado assunto;

 

  • Incentivar os colaboradores a pensar de forma criativa sobre um problema que não têm uma solução definida.

 

Ao trabalhar com essa estrutura, é importante que você seja muito objetivo sobre o que está perguntando, já que não há respostas para serem escolhidas pelos alunos.

4. Preencha as lacunas

 

Também chamado de perguntas de conclusão, estas questões não oferecem dicas. Dessa forma, exige dos alunos o real conhecimento sobre o assunto. Você pode criar uma série de possibilidades de respostas. Entretanto, trabalhar com muitas lacunas não é a forma ideal de checar o conhecimento dos alunos (talvez na criação de um cenário, possa ser mais útil). 

Uma vez que você está realmente procurando quem domina o assunto, forneça uma frase para preenchimento das lacunas e não dê nenhuma dica. Segue um exemplo:

De acordo com Freud , a personalidade é composta de três grandes sistemas, o _________ e a __________ .

Note que essa abordagem é muito útil para situações em que saber uma frase exata é crucial.

5. Correlacione

 

Assim como no modelo “Preencha as Lacunas”, correlacionar oferece aos alunos a oportunidade de ir mais adiante no curso e-learning. Isso porque esse método oferece algumas dicas. Certamente, é uma boa abordagem, se você quiser dar aos participantes mais tempo para estudar e aprender sobre o tema. 

Em um assunto a ser correlacionado, você pode fornecer frases ou conceitos, juntamente com várias palavras. Dessa forma, o aluno tem que preencher a palavra que melhor se relaciona com o conceito final.

6. Quiz

 

Por fim, você pode fazer algumas questões no formato de quis. Isso pode ser feito de duas maneiras: definindo palavras que conceituem o que está sendo descrito, como o formato demonstrado acima (correlacione) ou oferecendo diversas definições, dando a oportunidade de os alunos preencherem com suas próprias palavras.

Mais uma vez, este último formato é o melhor se você está realmente procurando desenvolver todo o domínio do assunto com seus alunos. Já o formato anterior leva os alunos a solidificarem seus conhecimentos.

Conclusão

Agora que você tem algumas ideias para realizar boas avaliações, a qualidade de seus cursos e-learning provavelmente melhorará muito! Se você está experimentando como o EAD pode ser muito útil para treinamentos corporativos, seja para usar nos diversos setores da sua empresa, ou supervisionando grupos em um laboratório, a avaliação é uma maneira poderosa de levar a aprendizagem para um outro nível.

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