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5 orientações para melhorar as relações organizacionais

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A qualidade do clima organizacional está diretamente associada ao nível de satisfação e motivação dos colaboradores numa organização, e reflete no cumprimento das suas funções, ou seja, impacta na produtividade e competitividade da empresa.

 

As pessoas passam a maior parte do seu dia no local de trabalho. Esse ambiente precisa ser agradável e motivador, o que dependerá das relações que são estabelecidas nas equipes de trabalho, na maioria das vezes. É um assunto delicado que está diretamente ligado ao nível de interesse dos colaboradores na realização dos objetivos individuais e globais da organização.

 

A construção do clima organizacional é feita pela empresa, quando ela determina o plano de ação e os responsáveis pelos recursos humanos, no entanto, é dever de cada colaborador esforçar-se para sentir-se bem em seu trabalho e trazer melhorias para o ambiente corporativo.

 

Com essa proposta, veja 5 orientações para melhorar as relações organizacionais e manter seus colaboradores motivados e bem no trabalho:

 

1 – Comunicação efetiva:

A efetiva comunicação é essencial  influencia no clima e nas relações organizacionais. Não fale dos companheiros pelos corredores. Isso é conduta básica para criar mal-estar no trabalho. Isso tem que ser evitado. A comunicação tem que ser direta e direcionada a quem interessa, evitando-se assim o problema com fofocas. É claro que nada impede que no tempo livre se converse com os colegas sobre o trabalho ou outros temas, porque ajuda a desconectar-se da rotina e fortalece as relações.

 

2 – Não culpar outras pessoas:

Por mais que um colaborador não tenha responsabilidade sobre erros ou problemas que ocorram num projeto da empresa, ele não deve apontar outros culpados. Essa não é a melhor conduta. Ele pode mostrar que a responsabilidade não é dele, mas sem acusar outros, porque todos podem equivocar-se e o indicado é buscar soluções.

 

3 – Comemorar o sucesso do outro:   

O sentimento por um colaborador ou por uma equipe ter alcançado as metas antes dos demais deve ser de alegria e satisfação, no lugar de sentir inveja. O ideal é identificar como conseguiram essa conquista e aplicar o formato no próprio trabalho.

 

Reconhecer e valorizar o empenho de outros colaboradores na realização de um projeto fortalece o clima organizacional, o relacionamento entre as pessoas e o interesse pelo resultado positivo de toda a equipe, evitando assim rivalidades.

 

4 – Atitude positiva:

A atitude com que o colaborador encara um dia de trabalho é um diferencial nas relações. Ela tem que ser construtiva. Para manter um bom clima na empresa, separe os problemas pessoais dos assuntos organizacionais. No entanto,  mostrar-se interessado pelos problemas dos demais aproxima as pessoas e melhora o convívio.

 

5 – Ajudar e permiti-lo:

Há situações em que é preciso apoiar um companheiro de trabalho. Geralmente, ele mesmo demonstra essa necessidade. Nesse momento fica claro que as boas relações ajudam nas relações e no desenvolvimento do trabalho.

 

Mostrar-se disponível para ajudar e receber ajuda no ambiente organizacional facilita as relações, faz com que o trabalho em equipe funcione melhor no alcance das metas e na troca de conhecimentos.

 

 

Agora que você já sabe que a comunicação efetiva na empresa, não apontar os erros de outras pessoas, comemorar as conquistas de outros colaboradores, manter atitude construtiva perante o trabalho, ajudar e deixar-se ajudar são aspetos quesitos para construir boas relações organizacionais, aplique-os em sua empresa! 

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