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Treinamento On The Job na prática: conheça os 7 formatos mais aplicados

Treinamento On The Job na prática: conheça os 7 formatos mais aplicados

Conheça 7 métodos de Treinamento On The Job ou Suporte ao Desempenho para aplicação na sua Universidade Corporativa

 

Existem várias maneiras de desenvolver e oferecer  Treinamento On The Job ou Suporte ao Desempenho de forma efetiva. 

Aqui destacamos os métodos mais comuns aplicados ao treinamento:

 

1) COACHING/MENTORIA

Nesse tipo de Treinamento On The Job, profissionais iniciantes trabalham diretamente sob supervisão de um líder de equipe, supervisor ou gerente. O Coach ou Mentor oferece feedback construtivo para o profissional iniciante ao longo da execução das tarefas.

Esse método de treinamento tem mais sucesso quando o líder, além da orientação operacional,  deixa muito claro cada conceito e consegue apoiar o seu mentorado respondendo perguntas ao longo de todo o processo. 

Uma das empresa líderes de tecnologia, por exemplo, os coaches ajudam as equipes esclarecendo suas dúvidas e dando suporte na organização das equipes, para que sejam ainda mais bem-sucedidas. Eles focam em três aspectos: colaboração, liderança e prática. Além disso, há um Programa chamado “The Agile Doctor is In”, que possibilita que colaboradores agendem reuniões com um dos coaches para endereçar a solução de problemas específicos. 

 

2) ESTÁGIOS

Este método pode ser oferecido tanto para colaboradores que já trabalham na empresa, quanto para novos colaboradores. O foco do estágio para colaboradores que já atuam na empresa, normalmente, está nos aspectos teóricos e práticos de uma determinada função, e geralmente é utilizado com o objetivo de observação. 

Estágios para colaboradores recém-contratados também reforçam aspectos teóricos e práticos, além de apoiar com atividades operacionais, do dia a dia.

 

3) SISTEMA DE PARES

Um Sistema de Pares reúne o colaborador iniciante e um membro da equipe com o mesmo nível hierárquico, ao invés de alocar um líder de equipe. Esse método permite ao colaborador observar como as tarefas daquela função são realizadas no mundo real. Este formato de Suporte ao Desempenho tem um melhor desempenho quando o colaborador mais experiente tiver habilidade de comunicação e tenha bastante domínio das melhores práticas da empresa.

Por exemplo, uma reconhecida marca produtora de rum, usa o método de “Sistema de Pares” como parte do seu programa de ambientação para novos colaboradores. Utilizando um aplicativo de ambientação para novos colaboradores, todo novo colaborador, independente da sua função ou unidade de trabalho, tem acesso a uma lista de contatos com os “buddies” (colegas), que podem ser consultados para uma dúvida, conselho, etc..  Os “buddies” são colaboradores mais experientes é podem fornecer o suporte necessário para os novos colegas de empresa. 

 

4) OBSERVAÇÃO

O método Observação é quando um novo colaborador acompanha um colaborador mais experiente, por um período de tempo determinado, para observar como o colaborador mais experiente e verificar como ele planeja, estrutura seu dia e realiza as atividades da função. O aluno normalmente não participa das atividades de trabalho.O seu objetivo é ouvir e aprender. O método Observação é utilizado com muita frequência por colaboradores que migraram para um cargo de liderança ou para uma posição de Vendas. 

 

5) JOB ROTATION (RODÍZIO DE FUNÇÃO) 

O Job Rotation ou Rodízio de função é quando os colaboradores migram, dentro da mesma empresa, para um diferente cargo, em geral, por um período de tempo determinado. Os participantes do Job Rotation podem ser acompanhados por um mentor para aconselhamento. O Job Rotation é uma maneira eficaz para dar exposição de novas áreas do negócio aos profissionais de alta performance. 

 

6) E-LEARNING 

Atualmente as tecnologias de aprendizagem, também conhecidas como EdTechs, possibilitam que as organizações ofereçam treinamentos online para seus colaboradores. Quando bem estruturados, são organizados em objetos de aprendizagem consistentes e objetivos, que podem ser integrados a um programa de Treinamento On The Job e oferecidos como parte da rotina diária de treinamento. Uma estratégia de Treinamento On The Job ou Suporte ao Desempenho “blended” (mista) pode exigir pouca dedicação dos colaboradores. Consumindo apenas 10 a 15 minutos de seu dia com o treinamento online, e o restante do tempo, ficará dedicado às atividades regulares da sua função.

Vale citar o exemplo de uma empresa da área de Saúde, que desenvolveu uma série de treinamentos online, que podem ser integrados no programa de treinamento para novos colaboradores. Ou seja, o mesmo OA (objeto de aprendizagem) que é oferecido no OnBoarding, está disponível para outros colaboradores acessem para consulta.

Já desenvolvemos muitos projetos de Suporte ao Desempenho baseados em Simulação. Esta pode ser uma maneira efetiva para que os colaboradores desenvolvam habilidades como comunicação, abordagem de clientes, como conduzir um atendimento etc. Simulações são muito interessantes, pois colocam os colaboradores numa situação real, sem um possível constrangimento quando acontece de forma presencial, possibilitando que o aluno perceba seus pontos de melhorias, de acordo com cada experiência. A utilização de Simulação é uma forma simples, e muito eficiente, de colocar o colaborador numa experiência simulada, personalizada de acordo com suas escolhas e impactando com um olhar crítico sobre a sua tomada de decisão, fazendo assim, uma mudança de comportamento.

Conheça uma demonstração de simulação de diálogo desenvolvido pelo nosso time da Fábrica de Cursos.

7) REALIDADES: VIRTUAL (VR) E AUMENTADA (AR)

A Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) são a próxima (ou atual) geração de tecnologias de aprendizagem de alta performance. 

Com um óculos de Realidade Virtual, um aluno pode experienciar uma simulação de aprendizado em terceira dimensão (3D) de alta fidelidade e ultra realista, a qualquer hora e em qualquer lugar

Uma empresa de distribuição, por exemplo, usa óculos de Realidade Virtual como parte do treinamento para ajudar os motoristas a identificar perigos potenciais enquanto dirigem em uma estrada virtual. 

Já uma rede de supermercados, utiliza Realidade Virtual para treinar 1 milhão de colaboradores em tópicos como preparação para desastres e gerenciamento de grandes multidões, durante a época de compras de Natal.

Já uma indústria relata que seu treinamento em Segurança Geral e Reconhecimento de Perigo, realizado em Realidade Virtual, resultou em uma redução de 20% em lesões e doenças no seu corpo funcional. 

Realidade Aumentada, que tem custo bem menor que o mercado acredita e, por isso, vem sendo amplamente utilizada na indústria de varejo para ensinar tópicos como merchandising, exposição de mercadorias, e gerenciamento de estoque e outras áreas. 

Uma fabricante de aeronaves, usa Realidade Aumentada para dar aos seus técnicos um acesso interativo a diagramas 3D para guiá-los na instalação de fiação elétrica. Sabemos que essa indústria foi a grande precursora do e-learning no mundo, com os primeiros CBTs, Computer Based Training. 

Aqui na Fábrica, por exemplo, temos um produto chamado Code Break, que é uma experiência gamificada blended (presencial e online) baseada em realidade aumentada. Inclusive que foi apresentado no congresso Realities360 Conference & Expo do Guild Learning. Acesse o vídeo que mostra um resumo dessa experiência.

Treinamento On the Job ou Suporte ao Desempenho
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