Entenda como o e-learning transformou e amplificou o aprendizado dos colaboradores nas empresas, garantindo resultados cada vez melhores.
Com o e-learning e as novas tecnologias, o modo de aprendizado tem evoluído muito com o passar dos tempos. Se antes o ensinamento era transmitido com a ajuda de uma lousa e giz, cadernos e carteiras, hoje o aluno é inundado por uma quantidade de informações sem fim por diferentes plataformas.
Não precisamos ir muito longe para exemplificar essa transformação. Há aproximadamente 30 anos, a forma mais comum para pesquisar sobre qualquer assunto era através de consultas a enciclopédias e livros específicos, encontrados em grandes bibliotecas.
Atualmente, porém, basta um clique na internet e toda a informação pode ser consultada em frações de segundos. Com essa informação, surge a seguinte indagação: se a forma de pesquisa mudou, como não evoluir o método como aumentamos o nosso conhecimento?
Nos dias de hoje, a informação está na palma da nossa mão, com o acesso a smartphones e outros dispositivos móveis. Vivemos na internet comprando coisas, pagando contas, pesquisando assuntos, trocando ideias e aprendendo.
Então, por que não utilizar a web também para estudar?
Impacto do e-learning
Segundo o e-Learning Industry, um dos sites mais conceituados de educação online, as instituições de ensino que utilizam o e-learning já consideram essa solução como o 2º melhor método de treinamento.
Entre os motivos apresentados, a própria vida que possuímos atualmente, com a escassez de horas úteis diárias, o trânsito caótico das cidades e a administração compartilhada em uma casa.
O e-learning possibilita de forma prática a adaptação para essa nova realidade, eliminando grandes deslocamentos e diminuindo drasticamente os investimentos para o correto aprendizado.
A redução de 50% de custos atrelados a treinamentos nas empresas e a diminuição de 60% do tempo de dedicação do instrutor são indicadores reais da importância do e-learning atualmente.
Em 2013, cerca de 46% dos universitários fizeram algum curso online. Esse número beirou a totalidade com as restrições impostas no início da pandemia do coronavírus.
Benefícios
O uso da tecnologia no nosso dia a dia fortalece a disseminação deste formato no aprendizado. Com foco em educação corporativa, o e-learning apresenta um aumento de 50% na produtividade.
Mas como isso é possível? Ao melhorar o desempenho dos seus colaboradores, as organizações alcançam uma diminuição nos custos operacionais, tornando-se ainda mais competitiva.
Outro ponto relevante é que os treinamentos presenciais são mais caros. Além disso, necessitam de adaptações e deslocamento para aplicação.
Quando falamos de diminuição de custos atrelados a projetos, o e-learning pode atuar de forma muito conveniente, pois possui um ótimo custo x benefício. Por outro lado, é uma solução que pode ser aplicada em organizações de qualquer porte, eliminando as barreiras geográficas.
Os treinamentos são estratégicos para o aumento de produtividade, aumento da competitividade e consequente crescimento da receita. Já a educação continuada tem um impacto positivo na performance, na evolução profissional e na forma como o colaborador reconhece seus benefícios.
Certamente, o conhecimento e as habilidades desenvolvidas são os ativos mais importantes para o capital intelectual de qualquer empresa que deseja ser competitiva e bem-sucedida.
Portanto, é necessário investir não nas melhores formas para alcançar aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos.