chatsimple
REDES

Pare de culpar o PowerPoint!

Pare de culpar o PowerPoint!

Alguma vez você já ouviu a frase “o meio é a mensagem”? O que Marshall McLuhan quis dizer quando ele citou essa frase era que a mensagem que você está tentando comunicar é influenciada pelo meio que a recebe.

 

No nosso caso, o PowerPoint, é o meio e o e-Learning é a mensagem. O meio – a sua qualidade de apresentação, mobilidade, capacidade de resposta – é toda a eficácia do e-Learning. Se o meio – a apresentação do PowerPoint – não é muito bom, ele vai impactar o treinamento final que um aluno receberá.

 

Qualquer falha do meio, no entanto, não é culpa do PowerPoint: ele é apenas uma ferramenta, nada mais, nada menos. O design do e-Learning é a chave para manter o meio e a mensagem vivas. Portanto, antes de definir sobre a criação do seu curso e-Learning, considere o seguinte:

Menos é mais


Quanto mais simples melhor. Linhas simples, imagens claras. Não use muito da fantasia. Mas o que isso significa realmente?

 

1. Marcadores devem ser usados para destaque de palavras e não para parágrafos de texto. Se puder, utilize-os com uma frase de no máximo cinco palavras.

2. Não use clip-art de versões antigas. Na verdade, é melhor evitar o uso de clipart de todas as formas.

 

3. Os slides não devem ter fundos extravagantes.

 

4. Nenhum animação: que significa que não personagens girando, saltando ou outra animação estonteante!

De acordo com AJ Walter da IconLogic, “nada é ensinado numa apresentação com a imagem de um palhaço dançando desajeitadamente em um slide de fundo multicolorido com um título gigante feito em WordArt”.

 

As transições de slides que estão disponíveis no PowerPoint podem ser úteis, se usadas com moderação, mas elas também podem ser muito confusas para o aluno. Tenha sempre em mente que o aluno provavelmente está usando tecnologia móvel (celulares e tablets) para participar do treinamento, então faça pequenas interações levando em conta o tamanho da tela e como o aluno visualizará o conteúdo.

As imagens são importantes

 

Como dissemos acima, é melhor deixar para trás o Clip Art. Imagens e ilustrações com alta qualidade podem, no entanto, fazer uma apresentação super top. O ideal para o autor é encontrar imagens que tenham um espaço livre para o texto, respeitando sempre as bordas. Isso faz com que uma imagem fique muito mais atraente do que uma versão pequena de uma foto inserida dentro de um slide.

 

Há uma abundância de baixo custo e sites gratuitos de imagens na internet hoje – dê uma olhada no nosso outro post e sempre fique atento para dar o crédito ao fotógrafo ou site pelas imagens inseridas.

Cor e estilo

 

Assim como um casamento, uma apresentação se torna incrível se ela tiver algum tipo de tema, tanto em termos de estilo (fontes/ilustrações) e cores. Um laranja brilhante em um slide e fúcsia no slide seguinte certamente vai atrair a atenção do seu aluno, mas talvez não exatamente da maneira que você quer.

Conclusão

 

Lembre-se, o meio não é tão importante quanto a mensagem, mas ele definitivamente tem um efeito sobre a forma como a informação é percebida e processada por um aluno. Use ferramentas de criação como o PowerPoint de forma eficaz, e você estará bem na criação de cursos e-Learning.

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.