chatsimple
REDES

Cursos e-learning: como equilibrar custo, tempo e tamanho?

Cursos e-learning: como equilibrar custo, tempo e tamanho?

O sucesso de um curso e-learning está relacionado com alguns fatores importantes para o desenvolvimento do projeto.

 

Quando o assunto é e-learning, um dos grandes dilemas é: como desenvolver cursos e gerar equilíbrio entre os custos, o tempo e o tamanho relacionado a eles. Recentemente, o blog publicou um artigo onde sugere a discussão sobre esse assunto. 

 

A primeira parte do texto promove uma análise sobre o impacto dos custos. Além disso, destaca como construir um curso online de sucesso usando todos os recursos disponíveis para criar um sistema de retenção apropriado.

 

Segundo o artigo, embora várias empresas já dediquem parte do orçamento, muitas vezes esses valores são “estourados”. Isso faz com que o projeto se torne inviável e, consequentemente, congelado. 

 

Por isso, trabalhar com estimativas próximas dos valores reais permite maior controle dos gastos subsequentes e avaliação constante do projeto.

 

Em grandes organizações, esse controle orçamentário costuma ser mais fácil. Isso porque há profissionais destinados para controle dos gastos. Em pequenas empresas, porém, gerenciar sozinho essa parte é uma tarefa quase impossível.

 

Por isso, a sugestão é que o projeto seja desenhado por etapas, onde cada uma delas receberá uma estimativa de custos. Dessa forma, somar todas as etapas ajuda a garantir um valor do orçamento estimado para o todo o projeto.

 

Consequentemente, é possível também alocar recursos de umas fases para as outras, sem onerar mais o projeto e fazendo com que ele continue viável.

 

 

 

Dica para cursos e-learning  

O artigo também apresenta uma dica importante: crie uma planilha de excel e anote todos os custos. Com isso, à medida que surgirem mudanças no escopo, altere esses dados. 

 

Assim, você manterá todos os dados alocados no mesmo lugar e terá um planejamento muito mais fiel ao que será realizado.

 

É importante lembrar que alguns custos podem ser compartilhados entre vários cursos (por exemplo, hospedagem dos alunos no mesmo servidor). Entretanto há outros que são únicos de cada curso, como contratação de um conteudista para desenvolvimento de um curso específico.

 

Também conhecidos como blended, os cursos híbridos precisam de espaço físico para serem aplicados. Assim, geralmente custam mais do que um curso puramente on-line.

 

Outros custos que podem ser atribuídos ao projeto são: licenciamento de material educativo; contratação de designer gráfico; traduções e/ou transcrições; hardware para PC; equipamentos de radiodifusão (como câmeras, microfones, fones); custos de hospedagem na Web; licenças de software e atualizações; custos de backup; etc.

 

 

Despesas x projeto

As despesas estão diretamente ligadas ao tamanho e escopo do projeto desenhado. Aqui, a dica é começar de forma pequena. Assim é possível estimar melhor os custos. Dessa forma, à medida que o projeto cresce e ganha força, há mais condições de adaptá-lo.

 

A gestão dos custos está diretamente ligada com o gerenciamento do escopo do construído. Se algum momento o orçamento acabar e não for suficiente, não devemos desistir. 

 

Existem pontos extremamente necessários para a implantação do e-learning de forma funcional. Entretanto, esse assunto será abordado na segunda parte da resenha do artigo, onde abordaremos o tamanho do projeto juntamente com o tempo de execução.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.