Aprenda de forma fácil o que é o e-learning
- -
- BLOG
- -
- academia
Confira os detalhes sobre essa modalidade de ensino a distância que fornece todas as armas possíveis para a auto-aprendizagem.
Atualmente, o e-learning é um dos caminhos mais rápidos (e curtos) para a resolução dos principais problemas de uma empresa. Isso porque as organizações sempre estão debatendo questões de cunho estrutural – e muitas das vezes ligadas às áreas de gestão de recursos humanos.
Esses questionamentos estão relacionados diretamente com a formação dos colaboradores. E mais: com os custos associados a treinamentos.
E é aqui que entra o e-learning. Dentre as principais vantagens estão:
- Redução de custo com deslocamento e estadias;
- Aumento da acessibilidade do conteúdo;
- Diminuição significativa de tempo no treinamento;
- Facilidade de distribuição entre todos os envolvidos.
Com todas essas vantagens evidentes, fica claro por que o e-learning é uma modalidade de ensino que veio para ficar. Quer entender melhor o assunto? Então, vamos falar mais sobre isso a partir de agora.
Mas afinal, o que é o e-learning?
E-learning é considerado uma modalidade de ensino a distância que fornece todas as armas possíveis para a auto-aprendizagem. Como isso é possível? Esse método oferece conteúdo de alta qualidade, de forma fácil de ser absorvida, através de suportes tecnológicos de informação, isolados e/ou combinados e distribuídos através da internet.
É importante destacar também que alguns termos podem apresentar uma diferença conceitual, mas são usados como sinônimo do e-learning. Na lista, estão: educação à distância, treinamento on-line, web education, ensino controlado por tecnologia…
Além das vantagens citadas acima, os principais objetivos do e-learning são:
- Democratizar o acesso à educação;
- Aumentar a autonomia e independência do aluno;
- Incentivar a capacitação continuada;
- Utilizar os recursos tecnológicos e as multimídias para enriquecer a aprendizagem.
Segundo Marc Rosenberg, autor do livro “E-learning: strategies for delivering knowledge in digital age“, o mais importante em um programa é a qualidade dos conteúdos. Ainda destaca o incentivo do desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem rotineira e que pode render frutos permanentes.
Por esses e outros motivos, as empresas investem cada vez mais quantias significativas nessa modalidade de ensino. Confira a seguir.
Como o mundo corporativo entende o e-learning?
No passado, muitas companhias relutavam em adotar o e-learning como uma forma de entregar conteúdo para seus colaboradores. Com o passar dos anos e com a ampliação da veiculação, porém, as empresas começaram a enxergar no método uma forma mais viável e eficiente para transferir conhecimento e compartilhar a essência da sua missão, dos seus ideais e dos seus valores aos colaboradores.
O custo baixo do e-learning, vinculado a tantas outras opções de oferta de conteúdo como mLearning, Social Learning, Infográficos e Storytelling, proporcionam um treinamento altamente focado nos interesses da corporação.
Em geral, o investimento em um programa de e-learning pode ser maior quando comparamos com a modalidade tradicional. No entanto, uma vez implementado, a difusão do conhecimento através do e-learning permite transmitir mais e mais conteúdos, para mais pessoas, com menor tempo e, principalmente, com um custo menor.
Esse é um dos principais motivos pelos quais o retorno sobre o investimento do e-learning é considerado um dos melhores possíveis. Afinal, o custo-benefício da aplicação dessa modalidade é evidente em pouco tempo, o que conquista cada vez mais adeptos.
Benefícios comprovados
Dentre todas as modalidades de EAD, o e-learning foi a que apresentou mais resultados positivos em estudo realizado em 2015. Só no mercado americano, o salto da utilização dessa modalidade de ensino chegou a quase 80% das instituições nos Estados Unidos.
Esse número é significativo, já que representa uma evolução antes mesmo do período da pandemia, onde a corrida por modelos de ensino a distância alavancou o setor.
Certamente, o mundo corporativo enxerga essa modalidade de ensino como uma alternativa eficaz e viável devido a sua aplicabilidade nas áreas de vendas e de atendimento ao cliente, por exemplo.
Esses, aliás, são dois setores dentro de uma empresa que mais necessitam de treinamento, de acompanhamento constante dos resultados e que têm altas taxas de rotatividade – o famoso turnover.
Ainda dentro da área educacional, os cursos de formação complementar, veiculados através do e-learning também chamam a atenção. Isso acontece pois o e-learning permite uma aprendizagem mais rápida do que as formas tradicionais e, também, em função do aluno poder avançar no seu próprio ritmo e estruturar seu tempo como forma de otimizar o aprendizado.
Alguns especialistas ainda acreditam que os programas de capacitação utilizando o e-learning são mais elaborados e ágeis do que os tradicionais. Com tantas vantagens, fica fácil perceber de forma prática as vantagens desse método de ensino.