chatsimple
REDES

Ecossistema de e-learning garante foco na organização

Ecossistema de e-learning garante foco na organização

Com um ecossistema de e-learning, a empresa acaba promovendo tanto uma mudança tecnológica quanto cultural. Confira os detalhes aqui!

ecossistemas_de-elearning_com-foco_na_organização_02

Ecossistemas de e-learning têm foco na organização

Da mesma forma que a tecnologia revoluciona as metodologias de ensino das escolas públicas e particulares, ela também promove grandes mudanças na administração dos treinamentos e-learning nas empresas. 

 

Atualmente, o formato de ensino tradicional, com sala de aula e instrutor na frente de uma lousa passando conhecimentos, já não atende mais a expectativa dos funcionários. Além disso, há outros indicadores, como custos, tempo disponibilizado, absorção do conteúdo e outros.

 

Também conhecido como Ensino a Distância (EAD), o e-learning já é uma realidade. Se a sua empresa ainda não migrou para este modelo, é hora de rever o modo como as capacitações são realizadas. 

 

O objetivo do ecossistema de e-learning (ou e-learning ecosystems, em inglês) é melhorar, de forma individual e organizacional, a efetividade das ações de capacitação por meio da conexão entre os indivíduos. 

 

Este processo oferece uma rica experiência com a troca de informações. Para isso, fornece suporte em larga escala de conteúdos, processos e tecnologias. Consequentemente, melhora e muito o desempenho dos funcionários e, também, das empresas.

 

Ao conhecer o ecossistema de e-learning, certamente sua universidade corporativa nunca mais será a mesma. Vamos aprender mais sobre o assunto? Então, confira os detalhes que separamos para você.

 

 

Ecossistema de e-learning é uma mudança cultural

O ecossistema de e-learning não é apenas uma mudança tecnológica, mas cultural. Afinal, as empresas encontram pela frente o desafio de oferecer treinamentos eficientes, assim como possuir ferramentas adequadas para medir progressos. 

 

Nesse ponto, surgem algumas questões que tiram o sono dos gestores e dos departamentos de RH. Como administrar o tempo das pessoas, sejam aquelas que precisam aprender ou se reciclar, sejam as que vão se dedicar à formação dos colegas de trabalho? Como garantir investimentos da organização para este fim?

 

Se você passa por isso, saiba que uma pesquisa da Deloitte – empresa de auditoria, consultoria empresarial, consultoria tributária, assessoria financeira e gestão de riscos e outsourcing – demonstrou que apenas 14% das organizações que buscam melhorar suas iniciativas para gerenciar e formar pessoas conseguiram um progresso real. Portanto, é preciso mudar!

 

Boa parcela deste resultado está relacionada aos treinamentos realizados. As empresas necessitam trabalhar o tema com prioridade. Então, a melhor receita para que isto aconteça é encontrar uma solução eficaz para que as capacitações deixem de apresentar, na prática, riscos com impacto negativo para o negócio como um todo.

 

 

Programa estruturado retém e atrai talentos

Enquanto a transformação com o auxílio do e-learning não ocorre, os prejuízos para as empresas são muitos. Os funcionários ficam frustrados porque os treinamentos não atendem as expectativas. Além disso, os conteúdos aprendidos, muitas vezes, não facilitam a execução do trabalho. 

 

Consequentemente, o RH é penalizado pela falta de processos estabelecidos e de documentações que são, inclusive, alvo de auditorias, falhas de qualidade nos cursos, instrutores sobrecarregados, demora na preparação de novos instrutores… Enfim, diversos fatores que podem até levar a desligamentos. 

 

Aqui, é preciso destacar que a perda de funcionários produtivos gera um custo alto para as empresas. Contratar e preparar um novo colaborador pode variar de 20% a 213% do valor do salário em questão.

 

Vale lembrar que as oportunidades de crescimento na carreira e aprendizado são muito valorizadas no mercado de trabalho. Portanto, influenciam até mesmo na decisão de alguns profissionais talentosos e preparados tanto quanto os salários que vão passar a receber. 

 

Ou seja, empresas que oferecem programas estruturados e consistentes de treinamento atraem os melhores profissionais do mercado.

 

Certamente, os gestores devem entender que a atualização do conhecimento das pessoas sobre produtos e processos é constante. Mesmo assim, um colaborador ou mesmo um departamento inteiro não são capazes de conhecer tudo o que é necessário para capacitar os demais.

 

 A área de Recursos Humanos é hoje considerada estratégica. Entre as atividades desenvolvidas, tem a responsabilidade de criar e gerir um ecossistema de aprendizagem e desempenho realmente eficiente.

 

ecossistemas_de-elearning_com-foco_na_organização_03

Mesmo sem um ecossistema de aprendizado e-learning ou não à disposição, as pessoas precisam constantemente buscar respostas para suas dúvidas junto aos funcionários mais experientes ou na internet. 

 

Aliás, a Towards Maturity fez um levantamento e concluiu que 70% dos funcionários buscam respostas diretamente no Google, enquanto 88% perguntam para os colegas. 

 

Imagine as vantagens em encontrar todo esse conhecimento disponível em uma plataforma on-line? Não seria mais produtivo para todos? 

 

Se a resposta foi sim, então certamente sua empresa se beneficiará de um ecossistema de e-learning.

 

Quer reter seus melhores funcionários, alavancar a produtividade de todos eles e construir uma cultura de aprendizado na sua empresa? Então agora você já sabe o melhor caminho.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.