chatsimple
REDES

Para ter um projeto e-learning é necessário um LMS?

Para ter um projeto e-learning é necessário um LMS?

Quer entender a importância do Learning Management Systems (LMS) para um projeto e-learning? Separamos argumentos relevantes sobre o assunto. Confira!

Muitos questionam se é necessário ter um Learning Management Systems (LMS) para possuir um projeto de e-learning. Se você deseja implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa, certamente o primeiro passo é adquirir um LMS adequado. 

Aqui no Brasil ele também é conhecido como Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA). Existem várias alternativas no mercado. 

Entretanto, antes de investir, é necessário avaliar bem qual a sua real necessidade. Isso facilitará escolher a plataforma que melhor se adapta à sua situação.

Por exemplo: o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Virtual Learning Environment (VLE) pode ser o Youtube Corporativo ou o SharePoint. O que realmente importa é que o sistema escolhido permita emitir relatórios para acompanhamento.

É importante entender que os ambientes virtuais de aprendizagem são instrumentos que garantem uma aprendizagem significativa. Isso ocorre por meio da educação a distância (EAD) ou ensino on-line. 

Trabalhadas corretamente, permitem um aprendizado colaborativo, interativo e flexível. Por isso, quem busca resultados expressivos com a ajuda do e-learning precisa conhecer detalhes sobre o assunto. 

 

Autonomia e interatividade no e-learning

Há um bom tempo o mundo segue em um processo de mudança rápido e contínuo. Atualmente, os conceitos de aprendizagem dos últimos 30 anos não são mais suficientes para que as pessoas realmente aprendam e entendam. 

Por isso, a aprendizagem precisa ser mais dinâmica. Um ponto de partida é entender que hoje as pessoas desejam mais autonomia, interatividade, interação social, coletividade, criatividade e, principalmente, inovação.

Certamente, o avanço tecnológico transformou o modo de ensinar e aprender. E isso não atinge somente os mais novos. Afinal, a demanda educacional deixou de ser exclusivamente de crianças, adolescentes e universitários. 

Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, os profissionais de qualquer idade necessitam de capacitação continuada para sobreviver no ambiente de trabalho.

E foi exatamente neste contexto que surgiram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA´s). Cada vez mais usados nos âmbitos acadêmicos e corporativos, são plataformas que veiculam conteúdos no ciberespaço

Entre os diferenciais, permitem interação e envolvimento entre aprendiz, proposta pedagógica, materiais veiculados, estrutura, professores, monitores e equipe técnica.

Os AVA´s oferecem também recursos para abrigar materiais didáticos nos mais diferentes formatos: escrita, hipertextual, oral ou audiovisual. Trabalhar com uma opção ou com a interligação dos recursos, porém, depende do público-alvo.

 

Case de sucesso

Para facilitar entender a importância do assunto para quem deseja trabalhar com eficiência com o e-learning, vale conhecer o caso da Fundação Instituto de Administração (FIA) publicado pela Microsoft.

A solução combinava a tradicional plataforma de ensino a distância com o poder e a flexibilidade da computação em nuvem. Dessa forma, foi possível trazer para a organização diversos benefícios de negócio, como:

  1. Redução do time-to-market; 
  2. Vantagens específicas para a área de TI; 
  3. Redução e melhor gestão de custos; 
  4. Escalabilidade; 
  5. Elasticidade;
  6. Segurança.

Vale destacar que, de acordo com o caso apresentado, a FIA já utilizava em seus cursos uma plataforma de e-learning no modelo on-premises. Ou seja, fazia uso de infraestrutura local de redes e servidores para disponibilizar o ambiente.

Este modelo demandava muito da área de TI. Afinal, precisava realizar altos e contínuos investimentos na infraestrutura para suportar a crescente necessidade de recursos computacionais e de armazenamento. Além disso, a equipe precisava garantir a segurança e alta disponibilidade do ambiente. 

Portanto, a nova solução atendeu as necessidades da FIA e garantiu à organização uma gestão simplificada, integrada, com uma solução escalável e elástica e ambiente seguro.

 

Opção inteligente de LMS

Agora que já apresentamos detalhes sobre o assunto, separamos para você um Learning Management Systems (LMS) referência no mercado. 

Solução baseada em nuvem, o playNwhere está entre as melhores opções disponíveis no mercado. A solução utiliza aprendizagem automática para aprimorar a forma das empresas contratarem, desenvolverem, envolverem e inspirarem suas equipes.

O playNwhere oferece recursos atrativos para oferta de conteúdos, de forma gamificada, com especial suporte para oferta de conteúdos em vídeo: isso tudo SCORM e xAPI compliance, além da experiência no Metaverso.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.