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Vídeo interativo – Um recurso muito mais dinâmico para a aprendizagem

Vídeo interativo – Um recurso muito mais dinâmico para a aprendizagem

Você consegue imaginar sua vida sem a internet, principalmente agora?

 

É quase impossível, não é mesmo? Ela faz o mundo inteiro ficar conectado. A informação 100% disponível online, de forma virtual, é uma revolução. Podemos acessar informações em tempo real, de diversos lugares e no momento em que queremos.

 

Os dispositivos móveis, smartphones, tablets etc, permitem que tenhamos acesso, de qualquer lugar e de formas diferentes. Essa facilidade torna a educação mais acessível e democrática.

 

Existem formatos diversos para o conteúdo chegar até você, ao colaborador ou a qualquer pessoa que vá participar de um treinamento. Mas a utilização de vídeo é mais que uma tendência quando falamos de acesso a conhecimento. Cada vez mais as pessoas têm um monte de coisas para resolver em pouco tempo. Nesse cenário, prender a atenção delas, rapidamente, é um desafio. A informação tem que ser, além de disponível, impactante e eficiente.

 

 

Os vídeos na palma das mãos

Em 1982, a Sony começou a produzir vídeos no formato Betacam que exigiam equipamentos pesados, produções de alto investimento, ainda muito usadas na TV. Porém, cada vez menos utilizadas no dia a dia, porque além de caras, os arquivos são pesados, longos e não permitem a atualização das informações, o que acaba gerando a necessidade da gravação de um novo vídeo. Imaginou o trabalho?! Realmente não é nada prático e totalmente fora da nossa realidade, produções de vídeo que dependam de equipamentos profissionais caros.

 

Hoje, no universo online, 99% dos alunos possuem, pelo menos, um dispositivo móvel. A utilização de vídeo mobile vem crescendo a cada ano. Lá atrás, em 2013, 1,7 bilhões de inscrições foram feitas em banda larga móvel. E esse índice aumenta 45% ao ano. São números que qualquer empresa, que investe nesse modelo de aprendizagem, gostaria de ter.

 

No último ano foi feito o dobro de transferência de dados móveis. E já está estimado um aumento de 60% de tráfego de vídeos, ao ano. O que mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas nesse formato para acessar informação de qualquer tipo. Vale ressaltar que as videoconferências também estão incluídas nesse percentual, e não somente vídeos assistidos no YouTube.

 

 

Por que usar vídeos? Será que eles servem para o seu projeto? 

As pessoas já estão acostumadas a assistirem TV e a vídeos pela internet. Elas preferem assistir uma situação filmada do que ouvir alguém falando sobre um determinado assunto. Isso é uma realidade. Então, imagine o que esse recurso pode fazer pelos treinamentos da sua empresa!

 

De fácil acesso e cada vez mais utilizadas para a criação de conteúdos online, as produções de vídeo não precisam de muito investimento e têm alto poder de engajamento. Principalmente quando seu projeto contempla grandes grupos de colaboradores, terá um ótimo equilíbrio no ROI – Retorno sobre o Investimento.

 

Você sabia que 25% da busca na internet é feita no YouTube, ou seja, 1/4 dos acessos é voltado para a busca de vídeos?

 

Claro que os vídeos precisam ser relevantes para o público. Não basta ser um vídeo para automaticamente se conseguir um alto engajamento.

 

Outro ponto a ser observado é a duração do vídeo. Qual é o tamanho ideal? O tamanho ideal é o menor possível para que o assunto tenha início, meio e fim. Que possa ser considerado completamente abordado. Para isso, foque na elaboração de um bom roteiro e crie trilhas com vários vídeos curtos.

 

O uso de vídeos também tem sido muito comum como material de apoio. Este recurso facilita a conexão entre o instrutor e o aluno. Isso é crescente nas salas de aula tanto online como presencial.

 

Há uma demanda cada vez maior do usuário interagir com o vídeo. Poder avançar, acelerar ou voltar em algum ponto. Ele quer estar no comando do que está assistindo, na hora que preferir e puder. Ele quer ser protagonista do seu consumo e busca por informação.

 

Mas além do roteiro que irá contar a narrativa do seu vídeo, você deve desenvolver uma aplicação bem planejada, identificando as prováveis áreas de maior interesse, possibilidade de outros links com material complementar, criar provocações com quizzes e claro, acompanhar todo histórico de interações para, através da avaliação contínua do seu produto, fazer melhorias garantindo que a sua entrega está alinhada aos interesses do seu público.

 

Não basta simplesmente decidir usar vídeos interativos porque as pessoas gostam. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos na capacitação é fundamental. O ideal é que seja feito um planejamento eficiente visando alcançar o melhor resultado.

 

 

Indicadores que fazem toda a diferença 

De acordo com uma pesquisa feita pela 3M, que traz indicadores sobre ferramentas visuais:

  • 90% das informações absorvidas pelo cérebro são visuais. Elas são 60.000 vezes processadas mais rápido do que a textual.
  • O conteúdo visual tem melhor desempenho para o engajamento ao treinamento.
  • Maior retenção do conteúdo pelos alunos num treinamento, porque 10% é retido do que se lê, 20% do que se ouve, 30% do que se vê e 50% do que se ouve e vê, ao mesmo tempo.

 

Ainda segundo a pesquisa da 3M:

  • 1,2 bilhões de vídeos online são acessados diariamente. Lá atrás, quando os vídeos ficaram mais acessíveis e menores, houve crescimento de 1,5 bilhões de 2015 para 2016.
  • Em média 4 horas de vídeos, mensalmente, são acessados por 25 milhões de usuários em smartphones.
  • Os usuários em dispositivos móveis têm 3 vezes mais chances de assistirem vídeos.

 

Os dispositivos móveis são menos confortáveis para assistir um vídeo quando comparados a grandes monitores ou TV digitais interativas. No entanto, as pessoas optam por algo mais disponível no momento que elas precisam da informação. Em geral, a pesquisa começa no celular, depois pode ser continuada numa tablet e apresentada em casa pela internet num computador. Essa busca é dinâmica e não necessariamente linear como esse exemplo.

 

Outras estatísticas interessantes…

 

O vídeo online é responsável pelo tráfego de 50% de dados móveis, ou seja, desse grande número de acessos, a metade é para vídeos. O YouTube já conta com mais de dois bilhões de usuários mensais e é o segundo maior site da internet, atrás apenas do Google. Com mais de 250 mil visitas por segundo, de pessoas que assistem bilhões de horas de vídeos mensalmente. A cada minuto são feitos uploads de 72 horas de vídeos.

 

 

Esses números são incríveis e não devem ser desconsiderados!!!!!

 

Também devemos pensar em mobile first. Afinal, 70% dos usuários acessam a plataforma através de dispositivos mobile. Então, na hora de criar vídeos, pense sempre que, provavelmente, ele será assistido em um celular.  As pesquisas também indicam que o maior grupo de usuários do mobile é formado por pessoas a partir dos 25 anos.

 

 

Confira o vídeo em formato storytelling e conheça alguns dos recursos do vídeo interativo! 👇

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