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O foco do treinamento deve ser nas novas gerações?

O foco do treinamento deve ser nas novas gerações?

Conhecidas como T&D, as equipes de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas cada vez mais direcionam o foco na elaboração de projetos em busca do engajamento das novas gerações. Claro que esses colaboradores são importantes. Entretanto, é um erro deixar de lado quem não faz parte desse público.

 

A geração X iguala-se numericamente à millennial. Juntas, formam a maioria da força de trabalho. Por sua vez, os baby boomers representam 29% do total. Isso significa que 63% da força de trabalho não é da geração millennial! 

 

Outro dado relevante: pelo menos 20% da geração X planeja trabalhar além dos 70 anos. Já os baby boomers planejam continuar até os 67 anos.

 

Em resumo: precisamos estar atentos a toda força de trabalho. Portanto, a preparação dos treinamentos deve ter esse cuidado.

 

Para facilitar nesse processo de criação, listamos alguns pontos importantes para ficar atento ao elaborar o seu projeto EdTech de e-learning. Confira!

 

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  1. Tecnologias atuais e inovadoras a seu favor

 

É claro que as novas gerações estão mais acostumadas com o uso de tecnologias. Porém, grande parte das gerações passadas já faz uso regular delas, utilizando, inclusive, na sua vida pessoal. Afinal, quem não tem um dispositivo mobile nos dias de hoje? 

 

As empresas podem aproveitar as funcionalidades que são familiares aos aplicativos usados todos os dias para implementar novas tecnologias, inclusive mobile. Isso favorece todas as gerações. 

 

As tecnologias modernas, com características similares à usabilidade dos aplicativos pessoais, permitirão que novas e antigas gerações de colaboradores tenham mais facilidade no acesso e na interação, incentivando o engajamento.

 

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  1. Desista de treinamento longos. Ecossistema Rapid Learning já!

 

Atualmente não faz mais sentido promover treinamentos extensos, com 8 horas diárias de duração. Essa era uma realidade antiga (mas ainda praticada por alguns).

 

Pequenas doses diárias de aprendizagem permitem que trabalhadores de todas as idades aprimorem seu conhecimento de forma contínua, sem precisar sair do ambiente de trabalho por horas. 

 

Com essa rotina moderna é possível também combater a curva do esquecimento, aumentando a retenção do conhecimento.

 

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  1. Substitua a mesma abordagem para todos em benefício da aprendizagem personalizada

 

Atualmente, não faz mais sentido manter o treinamento para todos os colaboradores. Afinal, somos diferentes! Pensar dessa forma é particularmente importante quando buscamos atender os requisitos de diferentes gerações. 

 

Mesmo que todos os colaboradores tenham que lidar com limitações de tempo e distrações, diferentes gerações podem ter necessidades únicas. Isso deve ser levado em consideração quando analisamos o conteúdo a ser abordado no treinamento, assim como o melhor formato para distribuí-lo.

 

Tecnologias de aprendizagem que personalizam a experiência do ensino de acordo com os requisitos do trabalho, do conhecimento prévio e com a adaptação de conteúdo de acordo com o progresso do funcionário, asseguram que todos recebem conteúdos novos, relevantes ao seu trabalho e de acordo com o seu nível de competência atual. 

 

Quando esses elementos são combinados em um conteúdo de acordo com a demanda através de diferentes plataformas (como web, smartphones e tablets), você permite que o colaborador possa aprender onde e como faz mais sentido para ele. Com isso, fica fácil atender a diferentes gerações.

 

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  1. Fomente a colaboração

 

Não basta materializar o conhecimento do antigo colaborador, especialista em determinada temática, em conteúdo digital. As empresas precisam valorizar os conhecimentos, habilidades e experiência dos colaboradores mais antigos para ajudar os mais novos a se tornarem os especialistas/líderes de amanhã. 

 

Aproveite os repositórios inteligentes, por exemplo, e ofereça um recurso de reforço ao conhecimento, com apoio dos colaboradores mais experientes. Isso permite que a empresa tenha uma vantagem sobre o capital intelectual humano, elevando ainda o engajamento dos novos colaboradores.

 

 

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  1. Para de pensar que existe uma divisão de gerações

 

Ao invés de focar nas diferenças entre gerações, as organizações devem criar um ambiente de aprendizagem unificado, entendendo que os colaboradores devem acessar os conteúdos quando precisarem aplicá-los ou quando for conveniente. 

 

Lembre-se: os profissionais mais experientes não temem as tecnologias eficientes, que auxiliam na construção do conhecimento e habilidades de longo prazo. 

 

Com os incentivos adequados, certamente as gerações mais maduras terão orgulho em contribuir com sua expertise para fomentar o sucesso da organização, gerando assim um maior engajamento e, claro, resultados mais expressivos.

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