Em um mundo repleto do que os economistas descrevem como problemas “perversos” — problemas que não são “maus”, mas são considerados perversos porque são quase impossíveis de se resolver devido a condições incompletas, contraditórias ou em evolução permanente (pense em mudanças climáticas, pobreza ou terrorismo) — os solucionadores de problemas complexos estarão em alta demanda.
Segundo informações do relatório, “nossos entrevistados estimam que mais de um terço (36%) de todos os empregos em todos os setores exija a resolução de problemas complexos como uma de suas principais habilidades”.
Mas não se preocupe! Isso não significa que você terá de solucionar os problemas do mundo. Ter grande competência para a resolução de situações complexas é ser capaz de enxergar o quadro geral, focar em detalhes minuciosos e mudar as coisas de lugar para fazer a diferença.
Felizmente, essa não é uma habilidade com a qual alguém nasce. É algo que se aperfeiçoa com o tempo e se constrói sobre uma base sólida de pensamentos críticos e laterais.
Então, como você adquire este “Santo Graal” de todas as habilidades? De acordo com alguns estudos, as habilidades de resolução de problemas podem ser aprimoradas jogando muitos videogames!
Como o nosso mundo e a força de trabalho continuam a evoluir rapidamente, fica claro que todos precisamos nos desenvolver conjuntamente se quisermos nos manter atualizados com as mudanças. Como Doc Emmett Brown retratou em De Volta para o Futuro: “Para onde estamos indo, não precisamos de estradas!”.
Mas você talvez precise de um roteiro! Então, equipe-se com essas 10 habilidades para preparar sua carreira para o futuro.